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Na Teoria do Consumidor, o comportamento da demanda por determinado bem pode ensejar uma classificação. No caso dos bens inferiores em que o efeito-renda suplanta o efeito substituição constata-se um tipo de bem que se denomina:
A possibilidade, no longo prazo, do aumento da quantidade de todos os fatores de produção (capital, trabalho e outros) pressupõe que as empresas possam alterar inclusive o tamanho das suas instalações, ou seja, a escala das suas operações. Sendo assim, uma função de produção do tipo Y = m KbLa evidenciará retornos decrescentes de escala no caso em que:
Com relação às preferências do consumidor, o princípio de ordenação de preferências que afirma que a maior quantidade de um bem é sempre preferível à menor quantidade do mesmo, denomina-se:
Embora, rigorosamente, somente se possa afirmar que a demanda do bem X é elástica ou não em relação a seu preço a partir de uma comprovação empírica, existem algumas regras práticas atribuídas a Marshall que permitem uma avaliação a priori do valor da elasticidade-preço da demanda. Com relação à elasticidade-preço da demanda, quanto maior o grau de utilidade do produto para o consumidor, é possível dizer que:
A possibilidade de os consumidores terem sua demanda influenciada por atributos distintos dos produtos permite analisar a diferenciação de produtos aparentemente homogêneos, mas que se distinguem por algum atributo específico. O tipo de diferenciação em que os consumidores privilegiam algum atributo associado à qualidade do produto denomina-se: