Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

Considerando os textos precedentes e os múltiplos aspectos a eles relacionados, julgue o item que se segue.


No cenário de intensificação das migrações — uma consequência da globalização, como mostra o texto 1A7BBB —, o Brasil mantém-se estagnado como região de expulsão de migrantes em razão do aprofundamento das disparidades socioeconômicas entre o país e os países desenvolvidos.
Sobre o desenvolvimento urbano brasileiro, assinale a alternativa correta.
O Brasil possui uma vasta rede urbana de cidades que têm uma importância global. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta características de uma metrópole.
De acordo com dados da ONU (Organização das Nações Unidas), milhares de imigrantes se afogaram no mar Mediterrâneo, no ano de 2015, vítimas dos muitos barcos superlotados que tentam chegar à costa da Itália e da Grécia. A maioria dos refugiados que chegam à Europa é composta por pessoas que fogem da Síria em decorrência:

Leia abaixo a definição de “refugiado”:

De acordo com a Convenção de 1951 relativa ao Estatuto dos Refugiados, são refugiados as pessoas que se encontram fora do seu país por causa de fundado temor de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, opinião política ou participação em grupos sociais, e que não possa (ou não queira) voltar para casa. Posteriormente, definições mais amplas passaram a considerar como refugiados as pessoas obrigadas a deixar seu país devido a conflitos armados, violência generalizada e violação massiva dos direitos humanos.

(Agência da ONU para refugiados (ACNUR). Disponível em: <http://www.acnur.org/t3/portugues/informacao-geral/perguntas-e-respostas/>.)

Sobre eventos históricos referentes à existência de refugiados na história contemporânea, considere as seguintes afirmativas:

1. Após a I Guerra Mundial, com a dissolução dos Impérios Otomano e Austro-Húngaro e a instauração do princípio

de nacionalidade, milhões de refugiados europeus migraram dentro e fora da Europa.

2. Desde a criação do Estado de Israel, em 1948, milhões de palestinos ganharam dupla cidadania, resolvendo sua situação de refugiados durante o mandato britânico na Palestina.

3. O governo Vargas foi contrário à entrada de judeus no Brasil, quando muitos deles tornaram-se refugiados, migrando para fora da Europa, durante os anos 1930 e a II Guerra Mundial.

4. Entre o final do século XIX e o início do século XX, o Brasil recebeu uma grande quantidade de refugiados italianos, espanhóis, poloneses, japoneses e alemães.

Assinale a alternativa correta.