Questões de Concurso
Filtrar
71 Questões de concurso encontradas
Página 10 de 15
Questões por página:
“Eu me lembro muito bem do dia em que eu cheguei Jovem que desce do norte pra cidade grande Os pés cansados e feridos de andar légua tirana E lágrimas nos olhos de ler o Pessoa e ver o verde da cana
Em cada esquina que eu passava um guarda me parava, Pedia os meus documentos e depois sorria, Examinando o três-por-quatro da fotografa E estranhando o nome do lugar de onde eu vinha
Pois o que pesa no norte, pela lei da gravidade, Disso Newton já sabia! Cai no sul grande cidade São Paulo violento, corre o rio que me engana Copacabana, zona norte e os cabarés da Lapa onde eu morei (...)
Veloso o sol não é tão bonito pra quem vem do norte e vai viver na rua A noite fria me ensinou a amar mais o meu dia e pela dor eu descobri o poder da alegria e a certeza de que tenho coisas novas, coisas novas pra dizer.
A minha história é... talvez, é talvez igual a tua, jovem que desce do norte e que no sul viveu na rua e que ficou desnorteado, como é comum no seu tempo e que ficou desapontado, como é comum no seu tempo e que ficou apaixonado e violento como você Eu sou como você que me ouve agora Eu sou como você, eu sou como você.
Assinale a alternativa correta que reflete elementos identitários que representam essa canção:
Considerando que o texto precedente tem caráter unicamente motivador, julgue o item a seguir a respeito dos processos de urbanização e metropolização.
O êxodo rural foi o mais importante movimento migratório para o adensamento das cidades enquanto centros polarizadores regionais.
Analise o mapa.
(http://g1.globo.com.15.07.2011.)
No contexto dos movimentos realizados pela população brasileira em seu território, as regiões e os fluxos destacados no mapa fazem referência à
Leia o texto que descreve a organização de parte do espaço brasileiro nas décadas de 1970 e 1980.
No imaginário coletivo de novos investimentos e empresários do Centro-Sul, vislumbrava-se a perspectiva de novos investimentos e a expansão de suas atividades. No horizonte camponês, as vítimas da seca do sertão nordestino e os expropriados pelo então recente processo de mecanização das lavouras do Sul – avistavam um pedaço de terra e o recomeço da vida. O movimento migratório rumo ao “Eldorado” atinge proporções consideráveis e faz brotar cidades no “meio do nada”.
(Daniel Monteiro Huertas, in http://www.teses.usp.br/ Acesso em 25.04.2019. Adaptado)
O texto descreve