Filtrar

Cargo:

Escolaridade:

Ano:

Banca Organizadora:

Instituição:

Modalidade:

Disciplina:

Geografia

Assunto:

Migrações

Questões por página:

Observe a figura a seguir:


Interiorização de venezuelanos

Imigrantes são levados para 5 estados e DF




056.png (393×486)



(Disponível em: https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2018/08/28/mais-187-venezuelanos-sao-transferidos-de-roraima-a-outros-3-estados.ghtml.

Acesso em 10/08/23)


Os entes da federação indicados pelos números 2,3,4,5 e 6 são, respectivamente:



Leia o texto a seguir.

“Eu saí do Piauí em 1960, vim trabalhar como servente de pedreiro em obras de Brasília, naquela época os caminhões de pau de arara [apelido dado aos transportes de nordestinos que saíam do Nordeste para o Centro-Sul do país] chegavam com nordestino de todo lugar para trabalhar nas obras aqui da capital, não faltava emprego, você chegava e rapidinho já estava trabalhando em uma obra aqui”.
Migrações para assentamentos rurais: analisando as trajetórias de assentados no município de Padre Bernardo no Estado de Goiás Brasil. Mundo Agrário, vol.12, nº24, primeiro semestre de 2012. ISSN 1515-5994. P.8 do arquivo pdf., sem página do artigo.

O tipo de migração descrito no trecho é a migração
A intensificação do movimento migratório no Brasil nas décadas de 1960 e 1970 pode ser associada
Paulo mora no condomínio Pontal da Barra e todos os dias, pela manhã, por volta das 7 horas, vai de ônibus ao seu trabalho, que fica no centro de Aracaju. O percurso passa pela ponte Construtor João Alves e várias paisagens da região. Ele chega ao serviço por volta das 8 horas, quase sempre pontualmente. No final do dia, retorna à sua casa, também de ônibus, por volta das 20 horas. A rotina de Paulo é vivida por milhares de trabalhadores do país.
O tipo de deslocamento realizado por Paulo todos os dias denomina-se
Os versos abaixo estão presentes na canção “Carneiro”, de autoria dos compositores cearenses Ednardo e Augusto Pontes, lançada por Ednardo em 1974. Nela, os autores discutem a possibilidade de deixar a terra natal e tentar uma nova vida no Rio de Janeiro.
“Amanhã se der o carneiro, o carneiro Vou-me embora daqui pro Rio de Janeiro. As coisas vêm de lá Eu mesmo vou buscar E vou voltar em vídeo tapes E revistas supercoloridas Pra menina meio distraída Repetir a minha voz Que Deus salve todos nós [...]”.
Assinale a alternativa que aponta a forma com que pode ser chamado este tipo de migração.