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A Filosofia nasce em um momento e lugar específicos, ou seja, na Antiga Grécia, século VI a.C. caracterizando-se como uma forma específica de discurso, no qual procura-se entender o mundo que nos cerca. Este discurso tem uma especificidade que difere em relação ao pensamento mítico que o precedeu na Antiga Grécia. A respeito da relação entre o discurso filosófico e o mítico assinale a alternativa incorreta.
“A cultura não é um dom dos deuses aos mortais, como ensina o mito. Foram os homens que tudo descobriram pelos seus esforços inquiridores, e é por meio deles que vão acrescentando novos elementos à cultura. […] O cosmos da filosofia da natureza converte-se, por um movimento reflexo do desenvolvimento espiritual, no protótipo da eunomia da sociedade humana. É nele que a ética da cidade encontra a sua raiz metafísica.
(Fonte: JAEGER, W. Paidéia. Tradução de Artur M. Parreira.3.ed. São Paulo: Martins Fontes,1995, p.214 et seq.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre as relações entre mito e filosofia na Grécia Antiga, analise as afirmativas abaixo.
I. A filosofia é o pensamento racional separam-se dos mitos de forma gradual, ao longo do tempo, na Grécia Antiga.
II. Podemos considerar que o mito já era filosofia, uma vez que procurava respostas para problemas, os quais, até hoje, são objetos da pesquisa e indagação filosófica.
III. O mito é uma construção narrativa que se define pelo seu tema, pelo seu objeto e, principalmente, modo de narrar, o qual invoca elementos mágicos para descrever o homem e o mundo no qual ele habita.
IV. A filosofia acabou representando uma ruptura radical, imediata e permanente em relação aos mitos, transformando-se numa forma de pensar baseada na racionalidade e no empirismo, desde seu nascimento na Grécia Antiga até a contemporaneidade.
Estão corretas as afirmativas:
Assinale a alternativa correta:
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. Antes da invenção do logos e do saber filosófico havia outro saber, um modo de pensar que dava conta dos problemas concretos do cotidiano da vida do homem grego: o mito. II. Afinal, porém, o que é o mito? Como é e para que serve? A primeira questão nos remete a uma definição. Para tanto é importante destacarmos a etimologia da palavra. Em grego, mito significa uma “fala que narra” a origem dos fenômenos, tanto naturais quanto humanos. III. Diferentemente do que se pensa, o mito é uma lenda ou uma fantasia, ele surge como fruto do processo de compreensão da realidade, por isso podemos dizer que ele é verdadeiro. E se é uma fala, uma narrativa, quem é que o faz? É o poeta. IV. Havia, basicamente, dois tipos de poetas: o aedo (um criador de poemas que também recitava de memória, recriava e transformava o verso ancestral) e o rapsodo (simples repetidor, declamador, de uma versão já fixada). V. Vale lembrar que quando o poeta recitava o poema, apresentava-o cantando, com acompanhamento de música e dança. Eram estratégias utilizadas para uma melhor e mais rápida apropriação dos mitos e de toda a tradição, que por muito tempo foi conservada e propagada oralmente. Estão corretas as afirmativas:

Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:


( ) A função primordial do mito era responder a questões fundamentais como: qual a origem de todas as coisas?

( ) O que significa o homem e qual a sua relação com o mundo natural e com o mundo humano?

( ) A narrativa explicava e significava a realidade, o modo de vida, a organização social, a conduta dos homens, os valores e normas, de modo que “os comportamentos e as atitudes que a sociedade quer preservar são condensados em paradigmas”

( ) Dito de outro modo, os valores que a sociedade elegeu como os melhores a serem observados e vivenciados por todos os membros da sociedade estão expressos nos deuses, semideuses e heróis contados pelos poetas: “o ideal heróico”.


A sequência correta é: