Filtrar


Questões por página:
As cidades são configuradas pelo movimento tanto quanto pelas edificações e são, naturalmente, uma preocupação para os urbanistas. WATERMAN afirma que o movimento inclui transporte de bens, distribuição de serviços e deslocamentos humanos em seus bairros e entre eles na cidade, e que o caráter de um espaço urbano pode ser determinado por tipos, maneiras e velocidades de fluxos em seu interior. Os métodos de deslocamento são conhecidos como modais de transporte, como caminhar, pedalar, dirigir ou usar o transporte público. A facilidade do trânsito é fundamental para um bom desenho urbano. Sobre esse assunto, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: (_) O movimento tem um profundo efeito sobre a forma urbana e, muitas vezes, esse efeito não é gradual, mas explosivo, já que grandes mudanças nos espaços urbanos são provocadas por inovações tecnológicas nos meios de transporte. (_) A rapidez de deslocamento afeta a experiência e a percepção da paisagem ao longo de um trajeto, até mesmo no nível do bairro, pois as leituras dos ambientes podem ser radicalmente diferentes dependendo da velocidade, do devagar ou do rápido. (_) As modalidades de transporte se referem aos diferentes tipos de transportes, tanto em termos de veículos quanto da infraestrutura disponíveis para levar passageiros ou cargas. Na integração entre ônibus e trem, da superfície rodoviária se passa para os trilhos, trocando a modalidade de transporte. Viver em ambientes urbanos muito populosos exige o transporte de massa, público e redes de transporte individual alternativas, e encontrar o equilíbrio certo entre as duas exige a compreensão das diversas escalas da cidade e dos usuários do espaço.
MASCARÓ e MASCARÓ classificam os recintos urbanos em duas grandes categorias. Sobre esse assunto, analisar os itens abaixo: I. São classificados como recintos para circular os destinados ao trânsito de veículos, pedestres ou ambos, sendo espaços lineares e contínuos; e recintos de permanência, que têm configuração espacial descontínua, usados, preferencialmente, por pedestres, compõem o conjunto de espaços abertos como praças, lagos e parques. II. Para cada um dos recintos, os critérios de localização de vegetação são semelhantes, pois devem ser integrados ao desenho urbano a fim de facilitar a legibilidade e a compreensão da malha urbana pelo usuário. III. Em todos os casos, a localização das árvores deve priorizar o usuário, promover a facilidade de movimentação e evitar a criação de barreiras e obstáculos. Está(ão) CORRETO(S):

Considerando-se a Lei nº 10.098/2000 — Promoção da Acessibilidade das Pessoas com Deficiência ou com Mobilidade Reduzida, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:


Os banheiros de uso público existentes ou a construir em parques, praças, jardins e espaços livres públicos deverão ser acessíveis e dispor, pelo menos, de um sanitário e um lavatório que atendam às especificações das normas técnicas da ABNT. Os eventos organizados em espaços públicos e privados em que haja instalação de banheiros químicos deverão contar com unidades acessíveis a pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. O número mínimo de banheiros químicos acessíveis corresponderá a _______ do total, garantindo-se, pelo menos, uma unidade acessível caso a aplicação do percentual resulte em fração _______.

Julgue o próximo item, acerca dos sistemas de infraestrutura urbana.

A hierarquização do subsistema viário é essencial para a gestão eficiente do tráfego urbano.

A respeito do exercício da profissão de arquiteto e urbanista, julgue o item.


É atribuição da profissão elaborar levantamentos topográficos cadastrais para a realização de projetos de arquitetura, de urbanismo e de paisagismo.