Filtrar


Questões por página:
A equipe feminina de Rugby Sevens do Campus Salgueiro foi selecionada para representar o IFSertão em uma competição regional. No primeiro jogo da fase classificatória, enfrentaria uma equipe adversária caracterizada por uma linha de ataque rápida e evasiva, especializada em explorar áreas de contato para criar superioridade numérica. Diante desse cenário, o professor/técnico decide ajustar a linha defensiva, instruindo sua equipe a aplicar uma pressão coordenada em linha alta, com o objetivo de reduzir o tempo e o espaço de ação do adversário, provocar erros de manuseio da bola (como knock-ons) e impedir avanços significativos. Considerando esse contexto tático e as funções específicas no Rugby Sevens, especialmente dos jogadores hooker (#2) e fly-half (#10), assinale a alternativa que melhor representa suas responsabilidades defensivas nesse sistema.
Durante o ensino da modalidade ginástica artística em uma turma do Ensino Médio Integrado de um IF, a professora propôs atividades em que os estudantes criassem séries de solo utilizando movimentos corporais espontâneos, temas simbólicos e alguns elementos técnicos básicos, como rolamentos, saltos e equilíbrio. A técnica foi abordada não como ponto de partida, mas como instrumento a serviço da expressão corporal e do sentido atribuído à prática. Com base na concepção pedagógica defendida por Soares et al. (1992), essa proposta pedagógica defende que:

I. A reprodução exata dos gestos da ginástica artística nas aulas escolares reforça o compromisso com a democratização do acesso ao esporte de qualidade e o respeito à sua tradição.
II. No Ensino Médio, a ginástica artística exige aprofundamento e rigor técnico desde o início para evitar desvios motores e garantir a qualidade do movimento.
III. A cultural corporal de movimento justifica focar apenas nos aspectos lúdicos.
IV. O conhecimento da técnica não é, em absoluto, dispensável.

Quais estão corretas?
As modalidades esportivas individuais exigem domínio de critérios técnicos específicos, que variam conforme as características biomecânicas, fisiológicas e regulamentares de cada prática. Sobre esses critérios, analise as assertivas abaixo:

I. No atletismo (salto em distância), a fase de impulsão é determinante para o desempenho, requerendo:

• Ângulo ideal de projeção entre 18° e 25°. • Máxima velocidade horizontal na corrida de aproximação. • Extensão completa da articulação do quadril no momento do salto.

II. No tênis, o saque “flat” é eficaz devido ao(à):

• Trajetória curvilínea da bola, que minimiza o tempo de reação do adversário. • Rotação lateral (slice) aplicada para uma mudança de direção após o quique. • Posicionamento dos pés em linha (footwork fechado) para maior estabilidade.

III. Na natação (crawl), a fase subaquática da braçada é crucial porque:

• A maior parte da propulsão ocorre nesse momento. • A trajetória ideal da mão é curva (em “S”), com cotovelo alto e controle da direção. • A variação da posição da palma contribui para a eficiência hidrodinâmica.

IV. Na ginástica artística (solo), um salto mortal duplo estruturado exige:

• Rotação completa de 720° em torno do eixo transversal. • Aterrissagem com joelhos semiflexionados para absorver o impacto e manter o equilíbrio. • Fase aérea com corpo em posição carpada para aumentar o momento angular.

Quais estão corretas?
Os alongamentos deveriam fazer parte da vida diária, pois, além de serem agradáveis, ao praticá-los cotidianamente podemos atingir os seguintes benefícios, EXCETO:

Atletismo é a prática esportiva mais antiga, que é conhecida como esporte-base. Isso porque as suas modalidades compreendem os movimentos mais comuns para as pessoas desde a Antiguidade: corrida, lançamentos e saltos. As provas atléticas são divididas em provas de pista e de campo. Assinale a alternativa que contém somente prova de pista.