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Um gestor público decidiu que irá promover mudanças nas práticas de gestão da organização onde trabalha, adotando como princípios a substituição de normas por incentivos, a delegação de autoridade para agentes, a elaboração de orçamentos com base em resultados e a tomada de medidas de desempenho baseadas na percepção dos cidadãos quanto à qualidade da organização.


Nesse caso, o gestor adotará princípios tipicamente representativos

As transformações recentes na administração pública no mundo vêm apontando para a retomada, em alguns contextos, de uma orientação neo-weberiana em contraposição ao modelo gerencial pós-burocrático. O avanço do neo-weberianismo encontra sustentação em aspectos relacionados ao fato de:
A transição de um modelo burocrático de gestão para um modelo gerencial pode gerar um hibridismo de práticas de gestão que vão desde o excesso até a escassez de burocratização, trazendo consequências capazes de levar à desordem. É um exemplo de escassez de burocratização:
A administração pública gerencial surgida no final do século passado tem como fundamento o pressuposto de que:
O modelo de administração que admite o cidadão como cliente dos serviços do Estado denomina-se