Filtrar


Questões por página:
A segunda metade do século XX viu surgir, na Amazônia brasileira, uma variante do chamado regionalismo crítico (segundo a terminologia do britânico Kenneth Frampton, em sua História Crítica da Arquitetura Moderna) na Arquitetura e Urbanismo. Dentre alguns de seus maiores expoentes, está o engenheiro-arquiteto Milton José Pinheiro Monte (1928-2012), de quem uma de suas obras é ilustrada a seguir, parte do complexo-sede do clube social Assembleia Paraense, localizado na cidade de Belém-PA.

Q44_1.png (489×497)
Q44_2.png (472×257)

Figura 17 Croquis, perspectivas e fotos do Complexo Assembleia Paraense, projeto dos anos 1990 de Milton Monte. Elementos do complexo AP por Milton Monte: Esboços tridimensionais, o Toc-Toc, o Central e o Salão de Festas (vistas e perspectiva). Fonte: Blog da Fau/LAFORA, fauufpa.org. Disponível em: https://fauufpa.org/2010/07/21/a-assembleia-paraense-de-milton-monte-empostagem/ . Acesso em: https://fauufpa.org/2010/07/21/a-assembleia-paraense-de-milton-monte-empostagem/ . Acesso em: 01 fev.2025.

Após observar a ilustração anterior, indique qual das alternativas condiz com a tradição amazônica de projeto arquitetônico.

Julgue o item subsequente, no que diz respeito a projetos de arquitetura.


No movimento moderno, a lógica de construção foi forjada na reunificação da arte, da funcionalidade e da técnica, aplicando-se os conceitos de fruir, usufruir e construir na premissa do processo estrutural da modulação e na racionalização da construção.

Julgue o item subsequente, no que diz respeito a projetos de arquitetura.


A modulação e a racionalização da construção, bem como o uso frequente de grelhas e de outros elementos geométricos como princípios reguladores do projeto, estão presentes nas obras de grandes mestres modernistas.

Acerca da teoria e da história da arquitetura e do urbanismo, especialmente no que diz respeito ao patrimônio brasileiro, julgue o item a seguir.


Entre os elementos integrantes do Conjunto Moderno da Pampulha, destaca-se o Palácio Gustavo Capanema, considerado marco do modernismo brasileiro, cujo projeto resulta da colaboração de arquitetos como Lucio Costa e Oscar Niemeyer.

Ching afirma que o espaço engloba constantemente o ser humano. Pela forma visual, dimensões, escala, luz, todas essas qualidades dependem de nossa percepção dos limites espaciais definidos pelos elementos da forma. À medida que o espaço começa a ser capturado, moldado e organizado por elementos de massa, a arquitetura começa a existir. Qualquer forma articula o volume de espaço circundante e gera um campo de influência. No que se refere aos elementos horizontais da forma, analisar as imagens abaixo (copa da árvore e estrutura tênsil) e assinalar a alternativa que apresenta a nomenclatura desses elementos horizontais definindo espaços:



Imagem associada para resolução da questão