Filtrar


Questões por página:
A respeito da contração do músculo cardíaco, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) No ciclo de pontes cruzadas, a ligação de uma nova molécula de ATP à cabeça da miosina aumenta sua afinidade pela actina, sendo essencial para gerar a força motora.
( ) A regulação da contração no músculo cardíaco é idêntica à do músculo liso, sendo mediada pelos filamentos finos e dependente da concentração de cálcio citosólico.
( ) O músculo cardíaco ajusta a força de sua contração ao modular a concentração intracelular de Ca++, diferentemente do músculo esquelético, que não pode recrutar mais células.
Formam um grupo de plantas que possui um mecanismo que concentra o CO2 em torno da RuBisCo e habitam ambientes áridos com disponibilidade de sazonal água. Nesse grupo estão as plantas comercialmente importantes, como o abacaxi, o agave, os cactos e as orquídeas. Essas plantas mantêm seus estômatos fechados durante o dia e os deixam abertos durante a noite para fixar o CO2 usando a PEP carboxilase.

(Lincoln Taiz et al. Fisiologia e desenvolvimento vegetal,2017. Adaptado)

A descrição refere-se ao grupo denominado plantas
O gráfico apresenta a taxa relativa da fotossíntese em uma espécie vegetal utilizada em espaço urbano submetida a luminosidades diferentes.

Q47.png (296×228)

De acordo com o gráfico, os resultados obtidos mostram que a taxa fotossintética
O esquema ilustra uma imunoglobulina (Ig), uma glicoproteína que é utilizada pelo sistema imunológico. Essa molécula complexa desempenha um papel importante na defesa do organismo contra os diferentes antígenos, como os vírus e as bactérias.

Q34.png (277×257)
(https://bioxcell.com. Adaptado)

As imunoglobulinas são altamente específicas e, no organismo humano, elas
Durante uma atividade prática de ensino fundamental, um professor de Ciências utiliza um kit educacional de extração de DNA vegetal com morangos. Após a separação das fases, alguns estudantes confundem o material precipitado no tubo com “espuma de sabão”, acreditando que aquilo não é DNA. O professor decide aproveitar o momento para revisar conceitos de genética e biotecnologia. Qual explicação é cientificamente adequada e didaticamente correta para esclarecer aos alunos o que está sendo observado?
Visualizar Questão Comentada