Filtrar


Questões por página:
E se é verdade que o princípio dos castigos deve estar subscrito no pacto, não é necessário que cada cidadão aceite a pena extrema (...) O direito de punir se deslocou da vingança do soberano à defesa da sociedade. Mas ele se encontra então recomposto com elementos tão fortes que se torna quase mais temível. O malfeitor foi arrancado a uma ameaça, por natureza, excessiva, mas é exposto a uma pena que não se vê o que pudesse limitar. Volta de um terrível superpoder. Tem-se a necessidade de que se coloque um princípio de moderação ao poder do castigo.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. São Paulo: Vozes,2014, p.89.

Em cada fragmento extraído do texto, há um “que” sublinhado. Assinale a alternativa que corresponde à classificação correta entre parênteses.
Assinale a alternativa que possui o emprego de um pronome relativo invariável:
Leia com atenção as colunas abaixo:

Coluna 01:
(__)Alguns professores lhes darão péssimos conselhos.
(__)Convidá-lo-ei para as festividades de dezembro.
(__)Chamem-me sempre que for necessário.
(__)Já avisei que não o quero vindo aqui.
(__)Encantei-me com a beleza das cidades italianas.

Coluna 02:
I.Ênclise;
II.Mesóclise;
III.Próclise.

Correlacione as colunas acima de acordo com a posição dos pronomes átonos em relação ao verbo da oração. Em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta:
mostrar texto associado
Analise o período que segue:
"O povo de casa não se aquietará até encontrar alguém para levar a comidinha."
Com base nas regras de colocação pronominal, assinale a alternativa correta que analisa a posição do pronome oblíquo átono "se".
mostrar texto associado
Sobre o emprego dos pronomes presentes na frase: "Todos cuidam de todos, com um canto da mirada atenta às reações dos demais comensais", assinale a alternativa correta.