Filtrar


Questões por página:
Quanto ao estudo das vozes verbais, o professor Evanildo Bechara estabelece uma importante distinção entre passividade e voz passiva. Considerando essa distinção, assinale a alternativa que corresponde a um exemplo de passividade:
Embora o aluno aprenda que o modo imperativo é, essencialmente, a forma empregada para indicar “ordem”, “convite” ou “pedido”, como usuário da língua, é igualmente importante que ele perceba que há outras construções linguísticas que também cumprem esse papel. Dentre as frases listadas abaixo, assinale a única que não evidencia, exclusivamente, esse valor “imperativo”.
mostrar texto associado
Na passagem “Entregou sua vida aos cuidados da vida.”, observe o uso reiterado do vocábulo em destaque. Considerando o contexto de cada emprego, é correto afirmar que tais palavras possuem:
mostrar texto associado

Em relação a aspectos linguísticos do texto, julgue o item.


Não haveria prejuízo para a correção gramatical do texto caso as formas verbais “levam” (linha 11) e “passam” (linha 12) estivessem flexionadas na terceira pessoa do singular, dada a previsão gramatical de concordância com o vocábulo “que” (linha 11), em “que levam”, cuja função é a de sujeito das orações expressas pelas referidas formas verbais.

mostrar texto associado

Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto, julgue o item.


Na linha 13, para que a oração “Não fala ‘soberba’” esteja em conformidade com a gramática normativa da língua portuguesa, é necessária a flexão da forma verbal “fala” no modo imperativo negativo, a depender da pessoa verbal: Não fales “soberba” ou Não fale “soberba”.