Filtrar


Questões por página:

Num artigo sobre tributos, aparece o seguinte segmento:

 

“No Brasil, a história dos tributos divide-se em três momentos sendo: colonial, imperial e republicano, respectivamente nessa ordem. Os tributos existem desde o descobrimento de nossa terra, quando boa parte da exploração nativa era enviada para Portugal, época conhecida como Brasil-Colônia. O ‘Quinto do pau-brasil’ é considerado o primeiro tributo brasileiro e decorreu da exploração da árvore nativa pau-brasil (SANTOS 2015). A partir de então, os tributos foram sendo implementados e moldados até chegarmos aos dias atuais.”

 

Sobre a organização linguística desse segmento, assinale a observação adequada.

mostrar texto associado
Assinale a alternativa em que a forma verbal sublinhada no trecho “O gás carbônico é um gás encontrado naturalmente no ar” está conjugada corretamente no pretérito imperfeito do modo indicativo.
mostrar texto associado
Assinale a alternativa que indica um trecho no qual NÃO se pode identificar a voz passiva.
mostrar texto associado
No trecho “Dominar uma língua estrangeira é um grande diferencial no mercado de trabalho”, assinale a alternativa em que a palavra é um verbo.
Sobre verbos, avalie as assertivas que seguem:

I. Verbo irregular é aquele que, em algumas formas, apresenta modificação no radical ou na flexão, afastando-se do modelo da conjugação a que pertence, como, por exemplo, ouvir, estar.
II. Verbo anômalo é o verbo irregular que apresenta, na sua conjugação, radicais primários diferentes. Alguns outros autores consideram anômalo o verbo cujo radical sofre alterações que o não podem enquadrar em classificação alguma, como, por exemplo, dar, ser, poder.
III. Verbo defectivo é o verbo que, na sua conjugação, não apresenta todas as formas, como, por exemplo, colorir.
IV. Verbo abundante é o verbo que apresenta duas ou três formas de igual valor e função, como, por exemplo, comprazer, entupir.

Quais estão corretas?