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Questões por página:

Sobre a passagem da voz ativa à passiva e vice-versa, segundo Bechara, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Geralmente, pode-se construir na voz passiva todos os verbos que são ditos transitivos indiretos, acompanhados do seu respectivo complemento.


( ) Na passagem da passiva para a ativa, o sujeito da ativa, se houver, passa a agente da passiva e o objeto direto da ativa, se houver, passa a sujeito da passiva.


( ) A frase “Enganar-me-ão” está na voz ativa; já “Eu serei enganado” está na voz passiva.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Conforme Cegalla (2008), os verbos que não têm a conjugação completa, por não serem usados em certos modos, tempos ou pessoas, denominam-se:
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Leia e analise o trecho:


"... sendo que cada um deles tem um peso diferente na decisão final."


I. A forma verbal "tem" está Incorreto, visto que deveria concordar com o núcleo do sujeito "deles" devendo ficar "têm".


II. A forma verbal "tem" deve ficar no singular, visto que o sujeito representado por expressão como "cada um", o verbo fica sempre no singular.


III. A forma verbal "tem" pode ficar tanto no singular "tem" como no plural "têm", visto que se o sujeito é representado por expressões do tipo "cada um de" e "a maioria de" e um nome no plural o verbo irá para o singular, ou plural.


Assinale a alternativa CORRETA:

A pesquisa 'ouviu' cerca de 3 mil escolas urbanas e rurais de todo o Brasil entre agosto de 2023 e abril deste ano.


(Fonte: https://https://encr.pw/seguranca

-nas-escolas.adaptado)


Conjugando o verbo destacado no futuro do pretérito do indicativo, tem-se:

Said Ali (2001), ao estudar aspectos da sintaxe da Língua Portuguesa, examina, entre outras diversas categorias do verbo, as funções que os tempos – presente, passado e futuro – assumem na construção dos sentidos dos enunciados, o que intervém diretamente nos processos de compreensão e de produção dos textos. Ao tratar do presente, no indicativo, o autor observa que o seu uso remete a uma ação que se passa durante o tempo – breve ou longo – em que se discorre sobre um assunto, mas não limitado ao instante fugaz da realização do enunciado. Noutros termos: “não haveria enunciado sem a cognição e portanto sem a preexistência do fato; e, por outra parte, terminado o enunciado verbal, para o qual bastou um só segundo, o fato nem por isso deixará de perdurar ainda algum tempo” (SAID ALI,2001, p.310). Diante dessa observação, o linguista examina os complexos fatos da língua portuguesa, procurando descrever as muitas expressões verbais que se servem desse tempo e, então, classificá-las segundo o sentido que estabelecem.

Quanto às propostas de Said Ali, relativas às funções do uso do tempo presente no modo indicativo, que opção expõe, corretamente, em conjunto (descrição, classificação e exemplificação), as ideias do autor?