Filtrar


Questões por página:

Segundo Bechara, analise as assertivas abaixo sobre advérbios:


I. O advérbio é constituído por palavra de natureza nominal ou pronominal e se refere geralmente ao verbo, ou ainda, dentro de um grupo nominal unitário, a um adjetivo e a um advérbio (como intensificador), ou a uma declaração inteira.


II. Alguns advérbios precedem o transpositor “que” para marcar a circunstância, formando o que a gramática tradicional chama de locuções conjuntivas adverbiais, como em “Sabíamos que ele estava errado sempre que gaguejava”.


III. Advérbios de tempo e de lugar em nenhuma situação aparecem mediante o emprego de uma preposição, visto, nesse caso, pertencerem a outra classe gramatical.


Quais estão corretas?

mostrar texto associado

O vocábulo “em” (l.03) é classificado como:


mostrar texto associado
Tendo em vista o trecho “Não observa o que vem recebendo e acaba absolutamente bloqueado para o momento atual”, retirado do texto, assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, a classificação das palavras sublinhadas.
mostrar texto associado
Considerando o fragmento “A outra pessoa foi infiel, e você prossegue na relação” retirado do texto, assinale a alternativa que apresenta a correta classificação do termo sublinhado.
A respeito do uso dos artigos em Língua Portuguesa conforme preconizado por Cunha e Cintra (2001), analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Quando empregado antes do primeiro substantivo de uma série, o artigo definido deve anteceder os substantivos seguintes, ainda que sejam todos do mesmo gênero e do mesmo número.
( ) Não se deve repetir o artigo definido antes de dois adjetivos unidos pelas conjunções “e” ou “ou” quando os adjetivos acentuam qualidades opostas de um mesmo substantivo.
( ) Se um mesmo substantivo vem qualificado por uma série de superlativos relativos, deve-se antepor o artigo definido a cada membro da série.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: