Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Para responder à questão, considere a seguinte passagem do segundo parágrafo do texto.
Na apresentação, ele enfatizou que estava “revolucionando o telefone” (embora já existissem smartphones, como os da Black Berry). Isso porque num mesmo dispositivo seria possível ouvir músicas, usar a internet e “até” fazer uma ligação. Sim, definitivamente “telefonar” passava a ser apenas “mais uma” função do telefone.
Assinale a alternativa que reescreve o trecho – … embora já existissem smartphones, como os da Black Berry… –, empregando conjunção que preserva o sentido do original e de acordo com a norma-padrão de concordância.
mostrar texto associado
Na passagem – ... a intenção já era desenvolver máquinas capazes de livrar os seres humanos de tarefas de alguma complexidade, porém largamente enfadonhas. – a conjunção destacada pode ser substituída, sem prejuízo de sentido, por:
mostrar texto associado
No trecho – A internet é como Funes, o memorioso, o personagem de Jorge Luis Borges: lembra tudo, não esquece nada. – o sentido expresso pela conjunção destacada é de
Assinale a frase em que o termo sublinhado mostra uma classe gramatical diferente das demais.
Em todas as frases a seguir está presente o vocábulo “maior”.
Assinale a frase em que ele é um adjetivo de qualificação e não uma caracterização.