Filtrar


Questões por página:
De acordo com a regra de flexão dos substantivos para masculino e feminino, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) “Ermitoa” é o feminino de “ermitão”.
( ) “Reia” é o feminino de “réu”.
( ) “Foliã” é o feminino de “folião”.
mostrar texto associado
As palavras sublinhadas no 1º parágrafo são classificadas como:
Assinalar a alternativa em que a flexão de gênero (masculino e feminino) dos substantivos abaixo foi feita INCORRETAMENTE.
mostrar texto associado
Assinale a alternativa que apresenta a classificação do termo em destaque neste trecho: “O curioso é que, quando” (2º§).
mostrar texto associado

Observe o trecho a seguir (extraído e adaptado do Texto 03):


Para Davidov, crianças e jovens vão à escola para aprender a cultura e internalizar os meios cognitivos de compreender o mundo e transformá-lo. Para isso, é necessário pensar - estimular a capacidade de raciocínio e julgamento, melhorar a capacidade reflexiva. Nessa direção, Libâneo aponta que a "didática", hoje, precisa comprometer-se com a qualidade cognitiva das aprendizagens e esta, por sua vez, está associada à aprendizagem do pensar. Cabe-lhe investigar como se pode ajudar os alunos a se constituírem como sujeitos pensantes, capazes de pensar e lidar com conceitos, argumentar, resolver problemas, para se defrontarem com dilemas e dificuldades da vida prática. A razão pedagógica está também, associada, inerentemente, ao valor, a um valor intrínseco, que é a formação humana, visando ajudar os outros a se constituírem como sujeitos, a se educarem, a serem pessoas dignas, justas, cultas.”


Sabe-se que, em língua portuguesa, há expressões que funcionam como elementos de conexão (coesão), além de contribuírem para a construção de sentido no texto. Nesse sentido, as palavras em destaque contribuem para dar os seguintes sentidos, respectivamente: