Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

Observe o trecho a seguir (extraído e adaptado do Texto 03):


Para Davidov, crianças e jovens vão à escola para aprender a cultura e internalizar os meios cognitivos de compreender o mundo e transformá-lo. Para isso, é necessário pensar - estimular a capacidade de raciocínio e julgamento, melhorar a capacidade reflexiva. Nessa direção, Libâneo aponta que a "didática", hoje, precisa comprometer-se com a qualidade cognitiva das aprendizagens e esta, por sua vez, está associada à aprendizagem do pensar. Cabe-lhe investigar como se pode ajudar os alunos a se constituírem como sujeitos pensantes, capazes de pensar e lidar com conceitos, argumentar, resolver problemas, para se defrontarem com dilemas e dificuldades da vida prática. A razão pedagógica está também, associada, inerentemente, ao valor, a um valor intrínseco, que é a formação humana, visando ajudar os outros a se constituírem como sujeitos, a se educarem, a serem pessoas dignas, justas, cultas.”


Sabe-se que, em língua portuguesa, há expressões que funcionam como elementos de conexão (coesão), além de contribuírem para a construção de sentido no texto. Nesse sentido, as palavras em destaque contribuem para dar os seguintes sentidos, respectivamente:

Quanto ao plural dos substantivos compostos, marque (V) verdadeiro ou (F) falso e assinale a alternativa devida.


( ) Pluralizam-se as palavras variáveis (substantivos, adjetivos e numerais ordinais) e não se pluralizam as invariáveis (verbos e advérbios). Exemplos: abelhas-mestras; ervas-doces; quartas-feiras; guarda-roupas; bem-amados.

( ) Quando o substantivo composto for formado por dois substantivos, de modo que o segundo elemento especifica o primeiro, há duas possibilidades de formação do plural: flexiona-se apenas o primeiro elemento ou os dois. Exemplo: mangas-rosa, ou mangas-rosas.

( ) Quando as palavras se ligam por de, do(a), só se pluraliza a primeira palavra. Exemplos: pés-de-meia; arcos-da-velha.

( ) Quando as palavras são repetidas, ou representam onomatopeias, só se pluraliza a segunda. Exemplos: pisca-piscas; reco-recos.

Marque a alternativa, onde temos apenas advérbios de intensidade.
Leia os itens sobre adjetivo e assinale a alternativa correta.

( ) Os adjetivos biformes simples flexionam-se em gênero pelas mesmas regras de flexão dos substantivos.
( ) Os adjetivos compostos recebem a flexão feminina apenas no segundo elemento.
( ) Nos adjetivos masculinos terminados em -oso, para alcançar o feminino, muda-se a vogal tônica fechada em vogal aberta.
( ) Para a formação do plural de todos os adjetivos compostos, os componentes sendo adjetivos, ambos tomam a flexão do plural.
( ) Para formar o plural dos adjetivos compostos, os componentes sendo palavra (ou elemento) invariável + adjetivo, somente o primeiro se flexiona.
( ) Os compostos de adjetivo + substantivo são invariáveis.
Em se tratando da classificação dos substantivos, relacione a Coluna I com a Coluna II e marque a alternativa correta.

Coluna I.
A- Substantivo composto.
B- Substantivo derivado.
C- Substantivo coletivo.
D- Substantivo abstrato.

Coluna II.
1- Fauna.
2- Guarda-roupa.
3- Laranjeira.
4- Tristeza.