Questões de Concurso
Filtrar
4.071 Questões de concurso encontradas
Página 569 de 815
Questões por página:
Questões por página:
mostrar texto associado
No trecho “Isto é o que pensa, humildemente, este 'Homem escrevendo enquanto toma chimarrão'.” (5º§), o termo “humildemente” exprime circunstância de:
“Lá em Minas, ainda criança, após o jantar, juntava-me aos grandes que contavam casos. Mesmo menino eu conseguia perceber as enormes mentiras que eram pregadas. Não me recordo, entretanto, de jamais haver ouvido alguém dizer “Isto é mentira”. Ao contrário. A reação própria e esperada frente a uma despropositada composição verbal foi sempre: “Mas isto não é nada”. E daí o novo contador prosseguia para construir a sua coisa.” (Alves, Rubem. Conversas com quem gosta de ensinar,23. Edição,1989, pág.66).
Com base no texto, assinale a opção com a afirmativa CORRETA:
Com base no texto, assinale a opção com a afirmativa CORRETA:
Assinale a alternativa em que o segundo verbo não apresenta prefixo indicando sentido oposto:
“Nunca é tarde”. O depois é o agora. O sempre, o depois. O sucesso é o presente que se investe no futuro. Nunca é tarde para quem faz do agora, o depois. O nunca já se foi, num começo que chegou. (...)
(Disponível em www.pensador.com/ator/Gleidsonmelo, acesso em 22.06.19).
Considerando que as palavras são categorizadas conforme seu uso, no texto acima os termos “depois”, “agora” e “sempre”, normalmente advérbios, são utilizadas com o artigo definido “o”, sendo, portanto, classificados como:
Em qual das frases a conjunção ou locução conjuntiva não está utilizada no conceito indicado entre parênteses: