Filtrar


Questões por página:
Nas laringectomias totais e nas faringolaringectomias, a alteração fonoaudiológica mais importante é a perda:
O tratamento do câncer de laringe pode ser realizado por radioterapia, quimioterapia ou remoção cirúrgica do tumor, com cirurgias denominadas laringectomias parciais ou totais. As laringectomias parciais verticais podem ser subdivididas em:
Várias podem ser as consequências da respiração oral. Marque a opção correta:
As ressecções das estruturas da cavidade oral e orofaringe podem ser parciais e totais, com reconstrução ou retalhos da vizinhança e prejudicam a motricidade orofacial e suas funções. Estabeleça a correta correspondência da ressecção (Coluna 1) com o objetivo da reabilitação fonoaudiológica (Coluna 2).
Coluna 1 – ressecção
1 ressecção parcial de lábios 2 glossectomia parcial 3 resseção posterior de língua 4 ressecção de palato
Coluna 2 – objetivo da reabilitação fonoaudiológica
( ) fonemas /k/ e /g/ podem ser compensados com golpe de glote. ( ) maximizar mobilidade dos lábios remanescentes com massagens de estiramento do músculo orbicular da boca. ( ) realizar exercícios para melhorar mobilidade da porção lingual remanescente. ( ) deglutir com manobra postural (cabeça para trás).
A sequência correta, de cima para baixo, é:
É considerada um subgrupo de disfunções musculoesqueletais e é a principal causa de dor na região orofacial não relacionada a dentição. Em razão do envolvimento de vários componentes do sistema mastigatório, cabe ao cirurgião dentista a responsabilidade do diagnóstico desta disfunção. Assinale a alternativa que apresenta a que disfunção o trecho se refere.