Filtrar


Questões por página:
No processo de renovação do Serviço Social brasileiro, desencadeado no pós-1964, foram identificadas duas perspectivas que recolocam, sob novas bases teóricas, elementos do chamado Serviço Social Tradicional. Uma delas busca adequar a profissão como instrumento de intervenção inserido no arsenal de técnicas sociais requisitadas pelo desenvolvimento das forças produtivas. A outra confere relevo às dimensões da subjetividade e ao exercício profissional vinculado ao circuito da ajuda psicossocial.

Essas perspectivas são, respectivamente, identificadas como
O trabalho com grupo está presente no serviço social desde seus primórdios, todavia, passou por uma ressignificação profunda a partir da emergência da Intenção de Ruptura com o serviço social tradicional. Assim, na contemporaneidade, o “grupo” é entendido como:
O Movimento de Reconceituação do Serviço Social, representou um marco decisivo no desencadeamento do processo de revisão crítica da profissão. No marco desse movimento surgem, de maneira heterogênea, três diferentes projetos profissionais que estiveram em concorrência no decorrer dos anos de 1960 a 1980. Assinale a alternativa que apresenta corretamente esses três projetos.
O serviço social brasileiro, no contexto da ditadura militar, passou a experimentar um processo de renovação que modificou, substantivamente, o chamado serviço social tradicional. Sobre quais dimensões essas mudanças incidiram?
São vertentes do Movimento de Reconceituação do Serviço Social, exceto: