Filtrar


Questões por página:
Frequentemente dois movimentos harmônicos se combinam. O movimento é resultante das duas oscilações independentes. Considere os dois movimentos como x = xm cos (⍵t + φx) e y = ym cos (⍵t + φy). Se ym/xm = 2 e φx = φy π/4, a figura desta combinação no espaço xy é um(a)
Considere um pêndulo físico formado por um disco de raio de massa, distribuída uniformemente, que oscila harmonicamente em torno de um eixo horizontal e perpendicular ao disco. O eixo passa por um ponto da sua borda. Sendo a aceleração da gravidade igual a, a frequência dessa oscilação é

Imagem associada para resolução da questão

Uma esfera oscila horizontalmente em movimento harmônico simples presa à extremidade de uma mola. Seu deslocamento pode ser descrito pela equação X = 0,2.cos (3π.t + π), medida no sistema internacional de unidades.
A velocidade da esfera quando t = 1 s é

Sávio prendeu uma esfera de massa M em uma mola cuja constante elástica é 4 N/m e a posicionou em uma superfície de atrito desprezível. Ao deslocar a esfera de sua posição de equilíbrio e soltá-la, a esfera começou a descrever um movimento harmônico simples de período igual a 1,57 segundo. É correto afirmar que a massa M da esfera é:

(Considerar: π = 3,14)