Filtrar


Questões por página:

Sobre a Contra-Reforma é CORRETO afirmar:


I - O movimento não teve o apoio do papa e dos bispos católicos, pois acreditavam que não havia nada o que fazer para evitar o avanço do protestantismo na Europa.

II - Conseguiu eliminar todas as religiões protestantes já no século XVI.

III- Provocou guerras religiosas na Europa, suscitando um clima de perseguições e conflito religioso.

IV- O movimento promoveu o retorno do Tribunal do Santo Oficio, determinou a catequização de indígenas nas terras descobertas e criou o Índice de Livros Proibidos.

Assinalar a Igreja nascida na Alemanha no século XVI, a partir das criticas de um monge católico agostiniano que desejava reformar doutrinas e práticas da Igreja Católica Apostólica Romana.

Indicar a alternativa CORRETA.


I - A Reforma é consequência das teorias iluministas que se basearam nas ideias de Hegel de que a fé é um elemento individual.

II - O movimento reformista, além de propiciar mudanças institucionais, também está relacionado com a crise moral e religiosa pela qual passava a Europa.

III - A crítica aos abusos cometidos pela Igreja Católica foi um ponto central para a ocorrência do movimento reformista. Contudo, elementos relativos à politica devem ser considerados.

IV - O movimento reformista promoveu um abalo na estrutura do poder religioso do mundo europeu ocidental.

De forma contraditória, a Reforma Católica do século XVI teve entre seus líderes muitos cardeais humanistas que sustentavam ideais progressistas em relação aos problemas enfrentados pela Igreja, ideais estes sufocados durante o Concílio de Trento. Acerca da Reforma Católica ou Contrarreforma Protestante, é CORRETO afirmar:
Lutero, no decorrer do seu conflito, com a igreja romana obteve apoio significativo de várias categorias, inclusive dos humanistas alemães. Do mesmo modo que os humanistas faziam com as grandes obras da literatura antiga, Lutero pretendia trazer o texto autêntico do Evangelho, eliminando os trechos mais complicados dos comentários inseridos por meio da teologia medieval. Igualmente os humanistas podiam reconhecer-se nas doutrinas luteranas, que consideravam o homem capaz de ler e interpretar por si próprio as Sagradas Escrituras e se opunham à autenticidade da vida religiosa à toda forma de ritualismo. Na Alemanha dentre todos os que inicialmente se declararam a favor de Lutero estava