Questões de Concurso
Filtrar
45 Questões de concurso encontradas
Página 3 de 9
Questões por página:
A Lei Maria da Penha faz 10 anos
Houve muitos avanços, mas a violência doméstica ainda é uma ameaça.
“Nos três primeiros meses deste ano, foram 200 denúncias por dia. A delegacia é a porta de entrada para quem decide denunciar a agressão. Lugar onde o inquérito vai ser instaurado e a medida protetiva solicitada à Justiça para que o agressor seja afastado e tenha que manter distância da vítima. Mas, muitas vezes, há outros caminhos que a mulher precisa percorrer até conseguir toda a proteção e atendimento de que ela precisa depois da agressão.”
(Disponível em: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2016/08/lei-maria-da-penha-faz-10-anos-mas-violenciadomestica-ainda-e-ameaca.html. Adaptado.)
Sobre essa lei, analise as afirmativas a seguir.
I. Foi criada para combater a violência doméstica e familiar; impõe punição dos agressores com maior rigor.
II. Configura violência contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual, entre outros.
III. Com essa lei, a violência contra a mulher passa a ser interpretada como um problema individual e extingue-se, assim, a chamada “cultura do estupro”.
IV. Durante séculos, esse tipo de agressão (violência doméstica) nem sempre foi considerada uma violência pela sociedade brasileira, sendo vista por muitos como “problemas de família”.
Estão corretas as afirmativas
(Luiz Inácio Lula da Silva – Presidente do Brasil, G1)
Quando o presidente Lula afirma que o Brasil tem “uma dívida histórica com os africanos”, ele está se referindo a que fato registrado na história de nosso país?
Observe a gravura a seguir.
JUNIÃO, Cartunista e ilustrador, Charge. Disponível
em:http://www.juniao.com.br/chargecartum/ilustra_artigo
_thiago_historia_unica_72/.
A partir do que se pode perceber na charge sobre aspectos da cultura e das relações sociais e de poder no Brasil contemporâneo, considere as seguintes afirmações:
I. A charge aponta para uma necessidade de que a história do Brasil seja contada a partir da perspectiva das várias vozes da sociedade.
II. A charge demonstra que há hoje uma busca por pluralidade de olhares na construção da história do Brasil e não apenas a do grupo dominante.
III. A charge informa que a representatividade social deve estar presente na construção da história do Brasil e no seu ensino.
IV. A charge nos mostra a falta de valor científico da história produzida hoje, pois não há uma visão única que direciona a história do Brasil.
É correto o que se afirma em
Observe a imagem a seguir:
Herança dos tempos da colonização do Brasil, intolerância
religiosa pode ser denunciada; saiba como. Defensoria
Pública do Estado do Ceará,17/12/2021.
A gravura ilustra uma reportagem do site da Defensoria Pública do Estado do Ceará que apresenta o combate a uma ação muito comum no Brasil dos dias atuais, a intolerância religiosa; nela estão representados uma Ialorixá, ou mãe de santo, em seus trajes cerimoniais, um monge budista e um pajé indígena.
Considerando essa imagem, analise as seguintes afirmações:
I. Apesar de ser um país confessional, que tem o cristianismo como religião oficial, as demais práticas religiosas são permitidas e plenamente respeitadas no Brasil.
II. A prática da intolerância religiosa tem origens coloniais, mas tem ganhado força nos últimos tempos, pois é permitida pela legislação brasileira.
III. Quem pratica, induz ou incita discriminação por motivos religiosos pode ser punido com pena de reclusão e multa segundo a lei brasileira.
IV. O Brasil é um país laico, mas garante o direito a todos de manifestar suas crenças e cultos, contudo ninguém é obrigado a exercer nenhuma crença.
Está correto o que se afirma somente em
ANTUNES, Leda. Nísia Floresta: o que pensava e defendia a primeira professora feminista do Brasil. O Globo, Rio de Janeiro, 15/10/2020. Plataforma Celina.
Considerando os temas pelos quais Nísia Floresta lutava, assinale a afirmação verdadeira.