Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

Considerando o EXCERTO 1 e o tema por ele abordado, julgue, como Certo (C) ou Errado (E), o item a seguir.

O coeficiente de Gini é um dos indicadores mais utilizados para medir a desigualdade de renda e é expresso por um valor que varia de 0 (zero), situação de perfeita igualdade, a 1 (um), situação de perfeita desigualdade.

mostrar texto associado
Considerando o EXCERTO 1 e o tema por ele abordado, julgue, como Certo (C) ou Errado (E), o item a seguir.
Entre os fatores que contribuem para a desigualdade na distribuição de renda estão as mudanças no mercado de trabalho, que excluem muitas pessoas das oportunidades de emprego, e a diferença de remuneração entre empregados altamente qualificados e os que possuem baixa qualificação. Desse modo, um aumento do acesso à educação contribui para a redução da desigualdade na distribuição de renda, ao ampliar a qualificação da mão de obra e elevar os salários destes.
mostrar texto associado
Considerando o EXCERTO 1 e o tema por ele abordado, julgue, como Certo (C) ou Errado (E), o item a seguir.
O combate à desigualdade na distribuição de renda é fundamental para assegurar a redução da pobreza, um dos principais desafios do desenvolvimento sustentável. Além da erradicação da pobreza, fazem parte dos objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU): a redução das desigualdades, o trabalho decente e o crescimento econômico, a educação de qualidade, a energia limpa e acessível, entre outros.
“O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou na quinta-feira,13 de junho de 2019, que a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero passe a ser considerada um crime, [...] por 8 votos a 3, os ministros determinaram que a conduta passe a ser punida pela_____ ” (BBC,2019). Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

Milhares de pessoas foram às ruas para manifestarem- -se contra o aumento de combustíveis. São chamados de “coletes amarelos”.


As forças de segurança lançaram gás lacrimogêneo e usaram um canhão de água para conter o avanço dos manifestantes que tentavam ultrapassar o perímetro de segurança determinado pela polícia. Os manifestantes gritam palavras de ordem e carregam cartazes pedindo a renúncia do presidente.

Para as autoridades, facções de extrema-direita podem ter se infiltrado entre os manifestantes para radicalizar o movimento.

Os protestos mantêm os bloqueios de centros logísticos e estradas iniciados há uma semana, mas com menos intensidade que no sábado passado, quando eram estimados quase 300 mil manifestantes.

(http://agenciabrasil.ebc.com.br,24.11.2018. Adaptado)


A notícia refere-se a acontecimento