Filtrar


Questões por página:

Segue abaixo os sete níveis de maturidade previstos pelo MPS-BR:


A - Em Otimização

B - Gerenciado Quantitativamente

C - Definido

D - Largamente Definido

E - Parcialmente Definido

F - Gerenciado

G - Parcialmente Gerenciado


Assinale a alternativa que apresenta os quatro níveis de maturidade do MPS-BR que estão em comum aos do CMMI (Representação Por Estágios):

Considere que o TRT decidiu implantar as melhores práticas de qualidade de software de acordo com o modelo de referência MRMPS-SW do guia MPS.BR. Um Técnico indicou, corretamente, que o Tribunal deveria iniciar pelo nível

O Modelo de Referência MPS para Software (MR-MPS-SW) define níveis de maturidade que são uma combinação entre processos e sua capacidade. Considere:

I. é a caracterização da habilidade do processo para alcançar os objetivos de negócio, atuais e futuros.

II. está relacionada com o atendimento aos atributos de processo associados aos processos de cada nível de maturidade.

III. expressa o grau de refinamento e institucionalização com que o processo é executado na organização ou na unidade organizacional.

IV. é representada por um conjunto de atributos de processo, dentre os quais se encontra "O processo é objeto de análise quantitativa".

Refere-se à capacidade do processo o que se afirma em

Dadas as afirmativas sobre os modelos de maturidade CMMI e MPS.BR,


I. Possuem o objetivo de avaliar continuamente a qualidade do software que está sendo desenvolvido.

II. Ambos defendem a necessidade de haver uma preocupação com a melhoria contínua do processo utilizado para o desenvolvimento de software.

III. Ambos estruturam o processo de maturidade em cinco níveis.

IV. O modelo MPS.BR foi constituído a partir da composição de práticas recomendadas por outros modelos de maturidade existentes, como, por exemplo, o CMMI.


verifica-se que está(ão) correta(s)

Os modelos CMMI 1.3 e MPS.BR trabalham com uma escala de níveis de maturidade. Em ambos os modelos há um nível que possui a mesma denominação, cujas definições são:
− No CMMI: neste nível ocorre o aumento da previsibilidade do desempenho de diferentes processos, uma vez que os mesmos já são controlados de forma quantitativa.
− No MPS.BR: neste nível avalia-se o desempenho dos processos, além da gerência quantitativa dos mesmos.
Este nível é denominado