Filtrar


Questões por página:
Um conjunto de fatores estruturais ligados à crise do fordismo podem explicar a debilitação do sistema fordista de relações salariais. Assinale a alternativa que não tem ligação com este fato:

As mudanças ocorridas no regime de acumulação capitalista a partir da década de 1970 apontam que “Ao invés da ‘rigidez’ da relação salarial fordista, parece instaurar-se uma nova relação salarial do tipo _________, adequada às necessidades do novo regime de acumulação”. (ALVES, G.1996, p.12)

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:

Na sociedade contemporânea, as relações de trabalho no campo, no setor produtivo e no setor comercial estão sendo modificadas por novas tecnologias de mecanização e de informação. Considerando o impacto de tais tecnologias nas relações de trabalho, é correto afirmar que
Quais são as consequências sociais das transformações no mundo do trabalho nas últimas décadas, marcadas pela intensa racionalização, a introdução de novas tecnologias e flexibilização das relações de trabalho?
Leia as seguintes proposições: Proposição I A sociedade comunitária geralmente é de limitada diferenciação de papéis, com relações sociais duradouras, com contatos sociais primários. Proposição II Sociedades societárias caracterizam-se pela acentuada divisão do trabalho, com muitos papéis sociais, organizados numa complexa estrutura social. Proposição III Na sociedade societária, o comportamento é regulado pelo costume e as pessoas envolvidas compartilham as experiências individuais.
Assinale: