Filtrar


Questões por página:

Alta autoridade de segurança morre
em atentado na capital do Líbano

Um alto funcionário dos serviços de segurança do Líbano morreu na explosão de um carro-bomba nesta sexta-feira (19 de outubro) em Beirute, segundo a TV Al-Jadeed.

(G1, 19.10.12)

O atentado em Beirute evidencia

Neonazistas atacam imigrantes
estrangeiros em bairro da Grécia

    Após convencer mais de 400 mil gregos com seu discurso e conseguir uma histórica entrada no Parlamento de Atenas, o partido neonazista Aurora Dourada ampliou sua presença nas ruas, com ataques a estrangeiros e ameaças a comerciantes imigrantes.

(Terra.7.07.12. Adaptado)

A partir da notícia, é possível estabelecer uma relação entre a crise econômica mundial e

Embaixador americano é morto em ataque em Benghazi

    Após a confirmação da morte do embaixador americano na Líbia, Christopher Stevens, o presidente Barack Obama anunciou que vai reforçar a segurança em todas as embaixadas dos EUA no mundo e que levará os culpados à justiça. Segun­ do a Fox News e a CNN, um contingente de fuzileiros navais foi enviado para a Líbia.

(Globo.com.12.09.12)

A morte do embaixador americano na Líbia, em setembro de 2012, teve relação com

A Comissão Europeia - braço executivo da União Europeia - informou que vai suspender um procedimento contra a França sobre abusos aos direitos humanos. A decisão foi tomada depois que Paris prometeu alterar algumas de suas leis para se adequar às regulações europeias. As medidas do governo francês provocam polêmica e chegaram a ser classificadas como xenófobas. Críticos dizem que as autoridades francesas estão atingindo de forma desonesta uma minoria étnica e agrupando comunidades inteiras em vez de tratar as situações caso a caso.

(http://veja.abril.com.br, 19.10.2010. Adaptado)

A medida adotada pelo governo francês que provocou polêmica foi

Atentados contra dois hotéis de cadeias americanas (. . . ) deixaram ontem ao menos nove mortos, entre eles quatro estrangeiros, e 50 feridos.

Até o fechamento desta edição, havia relatos da TV local, não confirmados pela polícia, sobre uma terceira explosão, que teria matado mais duas pessoas (... ).

A autoria dos ataques não foi reivindicada, mas as suspeitas estão voltadas para a Jemaah Islamiyah, um grupo ligado à Al Qaeda com histórico de ataques terroristas no país.

Um dos hotéis atingidos, o Marriott, já havia sido alvo de um atentado em 2003, quando um homem-bomba matou 14 pessoas. O ataque foi atribuído ao Jemaah Islamiyah.

(Folha de S. Paulo, 17.07.2009)

Os atentados noticiados ocorreram