Filtrar


Questões por página:

Líderes disseram neste domingo (15 de fevereiro) que acreditam que o cessar­ fogo na Ucrânia está sendo “geralmente" obedecido. No entanto, os líderes que ajudaram a fechar o acordo para a trégua afir­maram que “incidentes locais" devem ser “resolvidos rapidamente". A declaração afirma que os quatro paí­ses que negociaram o cessar ­fogo na semana pas­sada voltaram a negociar neste domingo.

(G1, 15 fev.15. Disponível em: < http://goo.gl/iOP51h>. Adaptado)

Além da Ucrânia, os três outros países que negociaram o cessar­ fogo são

Visualizar Questão Comentada
No mundo atual existem regiões que vivem em intensos conflitos que são oriundos de vários motivos, como luta por territórios, pela independência, por questões religiosas, recursos minerais entre outros.

A respeito desses conflitos, leia as afirmativas abaixo:

I - No continente europeu um dos motivos de conflitos é a questão do povo basco. Distribuído entre os territórios da Espanha e da França, essa etnia luta pela sua autonomia política há muitos anos.

II - Na África o que motiva os conflitos é o modo pelo qual o continente foi dividido durante o processo de colonização quando os países europeus definiram a divisão do espaço africano, para que fosse administrado e explorado sem levar em conta as disparidades étnicas existentes no continente.

III - Na Ásia um dos grandes conflitos está localizado no Oriente Médio, mais precisamente no confronto entre árabes e israelenses.

IV - No território afegão a instabilidade política está presente há muito tempo, entre outros motivos, por causa das divergências religiosas entre xiitas e sunitas.

V - Na América do Sul, a Venezuela é um local de muita instabilidade, pois neste país existe um movimento de guerrilheiros denominado FARC e o Exército de Libertação Nacional, ambas com forte ligação com a produção de cocaína e com o narcotráfico. Esses grupos atuam exercendo influência de um estado paralelo, cometem assassinatos, atentados e sequestros.

Assinale a alternativa correta:
mostrar texto associado

Em junho de 2010, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas aprovou novas sanções ao Irã.

mostrar texto associado
O primeiro-ministro israelense anunciou, recentemente, a construção de um muro de segurança ao longo da fronteira de Israel com a Síria, em decorrência do temor de ataques terroristas e da formação, no país vizinho, com a eventual derrubada do regime sírio, de um Estado islâmico antissionista.
mostrar texto associado
A guerra civil na Síria produz efeitos humanos dramáticos, dos quais o símbolo mais eloquente é a fuga em massa de milhares de seus habitantes, nas condições mais improváveis, em busca de refúgio longe da terra natal.