Filtrar


Questões por página:
No âmbito do MYSQL, assinale o comando que exibe as tabelas de um banco de dados.

Para a resolução das questões desta prova, considere os seguintes detalhes: (1) o mouse esta configurado para uma pessoa que o utiliza com a mão direita (destro) e usa, com maior frequência, o botão esquerdo, que possui as funcionalidades de seleção ou de arrastar normal, entre outras. O botão da direita serve para ativar o menu de contexto ou de arrastar especial; (2) os botões do mouse estão devidamente configurados com a velocidade de duplo clique; (3) os programas utilizados nesta prova foram instalados com todas as suas configurações padrão, entretanto, caso tenham sido realizadas alterações que impactem a resolução da questão, elas serão alertadas no texto da questão ou mostradas visualmente, se necessário; (4) no enunciado e nas respostas de algumas questões, existem palavras que foram digitadas entre aspas, apenas para destaca-las. Neste caso, para resolver as questões, desconsidere as aspas e atente somente para o texto propriamente dito; e (5) para resolver as questões desta prova, considere, apenas, os recursos disponibilizados para os candidatos, tais como as presentes orientações, os textos introdutórios das questões, os enunciados propriamente ditos e os dados e informações disponíveis nas Figuras das questões, se houver.


A questão baseia-se nas Figuras 5(a) e 5(b). A Figura 5(a) mostra, intencionalmente, apenas,
parte de um programa implementado na linguagem de programação Java, no qual suprimiu-se, intencionalmente, varias linhas de código. A Figura 5(b) mostra uma tabela criada e populada no banco de dados MySQL, com as seguintes características: (1) o banco de dados foi instalado em um computador local (localhost); (2) atribuiu-se o nome "departamento" a esse banco de dados; e (3) a tabela foi criada na conta de usuário de nome "prova" e com a senha "sucesso".


Imagem associada para resolução da questão


CODIGO NOME SETOR
10 BEBIDAS A
20 BRINQUEDOS B
30 ALIMENTOS C
40 IMPORTADOS D

Figura 5(b) - Tabela "departamento"

Utilizando-se o programa em Java, mostrado na Figura 5(a), pretende-se consultar e armazenar todo o conteúdo da tabela "departamento", mostrada na Figura 5(b), em um objeto, de modo que se possa, posteriormente, manipular o resultado dessa consulta. Para atender a essa necessidade, considere as seguintes alternativas:


I.Para estabelecer corretamente a conexao com 0 banco de dados MySQL, bastou inserir, no local apontado pela seta n° 1 (Figura 5(a)), a seguinte linha de codigo:

con = getConnection(DB, "prova", "sucesso");

II. Para criar corretamente um "Statement' que permita consultar o banco de dados MySQL, apos o estabelecimento da conexao com esse banco de dados, bastou inserir, no local apontado pela seta n° 2 (Figura 5(a)), a seguinte linha de codigo:

stm = createStatement();

III. Para que seja possível consultar e armazenar todo o conteúdo da tabela "departamento" (Figura 5(b)), em um objeto, de modo que se possa, posteriormente, manipular o resultado dessa consulta, e necessário, antes, estabelecer a comunicação com o banco de dados e declarar o "Statement' e, finalmente, inserir, no local apontado pela seta n° 3 (Figura 5(a)), as seguintes linhas de códigos:

String SQL =
"Select codigo, nome, setor from departamento";
ResultSet rs = stm.executeQuery(SQL);

Quais estão corretas?
O mecanismo disponível no MySQL 5.0 por meio da cláusula AUTO_INCREMENT na definição de uma coluna é funcionalmente equivalente, no Oracle 11g, ao que é conhecido como:
Analise as afirmativas seguintes sobre a criação de tabelas com a palavra chave TEMPORARY no MySQL 5.0.

I. São criadas na memória.

II. Persistem somente durante a sessão em que foram criadas.

III. Não podem receber nomes que já estão em uso em tabelas não temporárias do bancos de dados.

IV. Sua criação requer que o usuário possua o privilégio CREATE TEMPORARY TABLES.

Somente estão corretas:

João foi incumbido de criar um aplicativo que manipula dados armazenados em bancos de dados. Esse aplicativo será distribuído para vários clientes que utilizam diferentes bancos de dados, tais como Oracle, MySQL, e outros de fornecedores bastante conhecidos. Para evitar a customização do código fonte do aplicativo para cada cliente, João deve: