Filtrar


Questões por página:
Em uma instalação elétrica, cujo esquema de aterramento adotado é o TN, constatou-se que não ocorreu a proteção contra contatos indiretos em um dos circuitos.

Entre as medidas relacionadas a seguir, a única que não permite a correção desse problema é:
O uso dos disjuntores termomagnéticos em circuitos elétricos é indispensável, mesmo que existam, nesses circuitos, os dispositivos de proteção à corrente diferencial residual (DR), tendo em vista que sua atuação se dá na presença de:
O esquema de aterramento na configuração IT propicia uma série de vantagens a uma instalação elétrica no que se refere à segurança do usuário e à continuidade no fornecimento de energia elétrica, entre outras.

Entretanto para que essas vantagens se verifiquem, é necessária a instalação:

Na figura a seguir é apresentada uma planta baixa de um projeto elétrico de um cômodo de uma casa.



Em uma das luminárias chega um circuito composto de fase, neutro e terra. Para que as duas luminárias sejam comandadas independentemente por meio dos dois interruptores simples é necessário que, nos trechos A, B e C da linha, passem os seguintes condutores:

Um dado circuito alimenta uma carga de 3.048W com 127V nos terminais dessa carga (fase-neutro). Sabe-se que o comprimento desse circuito é de 20 metros com queda de tensão unitária de 10V / (A.km), já considerando o percurso dos cabos que compõem a fase e o neutro.

A queda de tensão, em volts, nesse circuito alimentador é de: