Filtrar


Questões por página:
Durante uma visita hospitalar de rotina, uma fonoaudióloga realiza a Triagem Auditiva Neonatal Universal (TANU) em recém-nascido com 36 horas de vida, nascido a termo, sem intercorrências obstétricas. O bebê apresentou resultado “falhou” no teste de Emissões Otoacústicas Evocadas (EOAE) em ambas as orelhas. A mãe relata que ele nasceu por parto normal, sem histórico familiar de perda auditiva.
Diante desse cenário e com base nas diretrizes do Ministério da Saúde para a TANU, assinale CORRETAMENTE a conduta mais adequada:
Com relação a programas fonoaudiológicos de triagem auditiva neonatal, avalie se as afirmativas a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V).

( ) A perda auditiva ao nascimento é menos frequente do que a fenilcetonúria, o hipertireodismo e a anemia falciforme.
( ) A triagem tem por objetivo a identificação precoce da perda auditiva, possibilitando intervenção fonoaudiológica imediata.
( ) procedimento de triagem deve ser aceitável, confiável, seguro, válido e eficaz.

AS afirmativas são, respectivamente,
Durante a avaliação fonoaudiológica de uma criança com suspeita de dislexia, qual dos seguintes procedimentos seria mais adequado para identificar as dificuldades específicas desse transtorno, considerando suas características típicas?
Em qual trimestre do desenvolvimento intrauterino ocorre a formação do tubo neural e o início da diferenciação celular que dará origem a todos os tecidos e órgãos do feto?
Sobre a avaliação do recém-nascido para a amamentação (padrão motor e reflexos motores globais), assinalar a alternativa CORRETA.