Filtrar


Questões por página:
Assinale a alternativa que contenha a CORRETA associação entre o tipo de cefaleia e seu tratamento de primeira linha.
Paciente de 85 anos de idade, com quadro de cefaleia de início recente (há 15 dias), localizada em região temporal direita, e intenso quadro álgico à palpação dessa região. Vem apresentando febre na última semana (37,5 - 38 ºC). Investigação inicial para quadro infeccioso resultou negativa (urocultura e hemocultura negativos e RX de tórax normal). Qual das alternativas abaixo se torna imperativa no diagnóstico diferencial?
Leia o caso a seguir.
J., de 62 anos, há quatro anos tem apresentado alterações de comportamento, com surgimento insidioso e progressão gradual. Apresentou inicialmente maior irritabilidade, labilidade emocional, evoluindo para desinibição comportamental, apatia, comportamento perseverante, hiper oralidade, além de um declínio importante na cognição social e nas capacidades executivas. Sua memória está relativamente preservada. Apresenta hipercolesterolemia desde os 50 anos e hipertensão arterial desde os 45 anos. Faz uso de Losartana desde os 58 anos. Nega diabetes.
O diagnóstico compatível com o quadro clínico é
Analise as afirmativas a seguir: I. A identificação de fatores de risco e do Mal de Alzheimer em seu estágio inicial, assim como o encaminhamento ágil e adequado para o atendimento especializado com um nefrologista, dão à Atenção Básica, principal porta de entrada para o Sistema Único de Saúde, um caráter essencial para um melhor resultado terapêutico e prognóstico dos casos. II. O Mal de Alzheimer é um transtorno neurodegenerativo progressivo e fatal que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, comprometimento progressivo das atividades de vida diária e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais. A doença instala-se quando o processamento de certas proteínas do sistema nervoso central, como a lactase e a miosina, começa a dar errado. Marque a alternativa CORRETA:
Em 2016 a Organização Mundial de Saúde publicou um update da classificação de 2007 dos tumores do sistema nervoso central, incorporando parâmetros moleculares bem estabelecidos para a classificação dos gliomas difusos. Neste contexto atual, uma neoplasia cerebral intraparenquimatosa, apresentando perfil imuno-histoquímico/molecular positivo para GFAP, IDH1 e p53; negativo para ATRX; e ausência de codeleção dos cromossomos dos braços 1p e 19q, corresponde ao: