Filtrar


Questões por página:
(Concurso Milagres/2018) As afirmações a seguir estão relacionadas ao conceito de nicho ecológico. I) Biomas mais complexos estruturalmente suportam maior número de espécies por disponibilizarem maior quantidade de nichos ecológicos; II) Especies diferentes que ocupam o mesmo habitat por muito tempo competem pelo mesmo nicho ecológico; III)Uma espécie da America do Sul e uma espécie da ilha de Madagascar podem ter nichos ecológicos semelhantes. Quais afirmativas estão corretas?
Os seres vivos de um ecossistema podem estabelecer entre si e com o meio abiótico um relacionamento que permite, por exemplo: sua sobrevivência; alimentação; reprodução das espécies; e a preservação dos recursos naturais daquele ambiente. Identifique abaixo a sequência de níveis de organização da vida colocada em ordem decrescente de complexidade.
O inseticida (DDT) apesar de ter sua venda proibida, ainda hoje é empregado para o combate contra o mosquito transmissor da malária. Sabe-se que quando absorvido pelo organismo humano, pode causar lesões no intestino, no fígado ou podendo levar ao câncer. Quando usado de forma errada ou em altas doses pode causar danos graves ao ambiente, podendo afetar o solo, o lençol freático ou pássaros e animais da região. Identifique abaixo os níveis de organização destacados no texto.

Analise as afirmativas a seguir:


I. Uma separação geográfica é um fator potencial para a diferenciação de espécies. No caso da divisão de uma população por qualquer razão, a seleção das características ocorrerá necessariamente de maneira diferenciada em cada uma das novas populações, embora esse fenômeno não dê origem às novas espécies.


II. A radiação solar é um dos principais fatores físicos dos ecossistemas terrestres, pois é através dela que as plantas realizam fotossíntese.


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:


I. O termo organismo refere-se à unidade mais fundamental da Ecologia. São os seres que vivem em contato com o meio físico (meio biótico) e em contato com outros seres vivos (meio abiótico). O organismo está em constante troca de energia e matéria e seus objetivos são sobreviver e reproduzir.


II. O conceito de comunidade refere-se ao conjunto de diferentes espécies que vivem em um determinado lugar. Uma comunidade é regulada pelas relações entre presas e predadores, apenas. Todas essas relações controlam as populações, sendo muito difícil definir onde uma comunidade começa e onde ela termina.


Marque a alternativa CORRETA: