Filtrar


Questões por página:
Título, data(s), nível de descrição, dimensão e suporte, nome(s) do(s) produtor(es) e condições de acesso (somente para descrições em níveis 0 e 1) são seis dos sete elementos obrigatórios da descrição de documentos de arquivo estabelecidos como Norma pela NOBRADE (2005). O sétimo elemento é o:
A descrição é a maneira de possibilitar que os dados contidos nos documentos cheguem até os pesquisadores.
Sobre as normas de descrição arquivística, analise as afirmativas a seguir.
I. A ISAD(G) é uma norma internacional, aplicável a todos os tipos de materiais arquivísticos e pode ser utilizada tanto em sistemas manuais quanto automatizados. Tem alto grau de generalidade. II. A norma ISAAR(CPF) complementa a ISAD(G), regulando a descrição das funções dos produtores de documentos. III. A NOBRADE não é mera tradução das normas ISAD(G) e ISAAR(CPF), mas a adaptação das normas internacionais à realidade brasileira.
Está correto o que se afirma em
O elemento de identificação cronológica em que são mencionados os anos de início e término do período abrangido pelos documentos de um processo, dossiê, série, fundo ou coleção, é denominado
Relacione os exemplos de campos de descrição arquivística, de acordo com a Norma Brasileira de Descrição Arquivística, às suas respectivas identificações.
1. Dossiê (4) 2. textuais 0,65m e 2 fotografias 3. BR CPDOC JG 4. Rio de Janeiro, Distrito Federal
( ) 1.1 Código de referência ( ) 1.3 Data(s) ( ) 1.4 Nível de descrição ( ) 1.5 Dimensão e suporte
Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada.
A Norma Brasileira de Descrição Arquivística estabelece diretivas para a descrição de documentos arquivísticos e tem em vista facilitar o acesso e o intercâmbio de informações em âmbito nacional e internacional. Seu objetivo é garantir descrições consistentes, apropriadas e autoexplicativas.
O campo em que o profissional deve indicar o local de produção da unidade de descrição para a identificação da localidade, denomina-se