Filtrar


Questões por página:
A conexão entre Cultura e universidade é imprescindível para a construção de uma sociedade plural, reflexiva e engajada. Nesse processo, as universidades públicas possuem papel preponderante, pois são espaços de democratização do conhecimento e da cultura. Sobre o tema, considere os itens a seguir.

I. Nas universidades públicas brasileiras, a cultura exerce uma função essencial na formação acadêmica, na produção de conhecimento e na promoção da diversidade cultural.
II. O Núcleo de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (Nuade), da UNIFESSPA, criado em 2018, é um órgão que trabalha na construção de interlocução com as demandas sociais da região e suas problemáticas.
III. As universidades públicas são espaços restritos para a difusão, com pouca atenção para preservação e manifestações culturais, apesar de serem espaços de análise e reflexão sobre a sociedade e suas expressões culturais.

Está(ão) correto(s) o(s) item(ns)
Afirma-se que Cultura é um fenômeno complexo e multifacetado, além de possuir diferentes concepções e definições. É correto afirmar que cultura
De acordo com Laplantine (1999), em sua conhecida obra “Aprender Antropologia”, o _______________ pode ser entendido como algo que se refere à compreensão de que os valores e a dinâmica de uma cultura devem ser compreendidos no interior dessa própria cultura e não referenciados por outra.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Roberto Cardoso de Oliveira, em seu livro “O trabalho do antropólogo” (2000), faz uma crítica à relação entre informante e pesquisador. A esse respeito, é CORRETO afirmar que:
Em sua obra, Lévi-Strauss utiliza uma metáfora do jogo de cartas para explicitar importantes noções sobre a cultura. Segundo ele:
“O homem é como um jogador que tem nas mãos, ao se instalar à mesa, cartas que ele não inventou, pois o jogo de cartas é um dado da história e da civilização [...]. Cada repartição das cartas resulta de uma distinção contingente entre os jogadores e se faz a sua revelia. Quando se dão as cartas, cada sociedade assim como cada jogador, as interpreta nos termos de diversos sistemas, que podem ser comuns ou particulares: regras de um jogo ou regras de uma tática. E sabe-se bem que com as mesmas cartas, jogadores diferentes farão partidas diferentes, ainda que, limitados pelas regras, não possam fazer qualquer partida com determinadas cartas” (Lévi-Strauss,1958 apud Cuche,2012).
Com essa metáfora, Lévi-Strauss, na interpretação de Cuche, refere-se