Filtrar


Questões por página:
Analise as afirmativas abaixo sobre a estrutura patrimonial e os conceitos fundamentais dos componentes do balanço patrimonial.

I. O patrimônio de uma entidade é composto por ativos, passivos e patrimônio líquido, sendo a equação fundamental do patrimônio expressa por Ativo = Passivo (-) Patrimônio Líquido.
II. As variações no patrimônio líquido ocorrem exclusivamente devido a resultados da atividade econômica da entidade, como lucros ou prejuízos.
III. O ativo é um recurso econômico presente controlado pela entidade como resultado de eventos passados. O ativo representa todos os recursos controlados pela entidade que possuem potencial de gerar benefícios econômicos futuros.
IV. O passivo é uma obrigação presente da entidade de transferir um recurso econômico como resultado de eventos passados.

Estão corretas as afirmativas:

Suponha a ocorrência dos seguintes fatos em um ente público:


-Restabelecimento de uma dívida: 60.


-Doações em bens efetuadas a entidades não governamentais: 90.


-Cancelamento de dívida ativa: 40.


-Incorporação de bens por legados: 50.


-Prescrição de restos a pagar: 70.


-Restabelecimento de crédito baixado anteriormente: 80.



Com base nos dados apresentados, é correto afirmar que o resultado patrimonial, independente da execução orçamentária, foi de

Suponha a existência da seguinte situação no ativo de uma empresa:


Clientes 1.000


Duplicatas Descontadas 300


Juros e Descontos a Vencer 50


Total 750



Com base nos dados apresentados, é correto afirmar que

Lúcia e Edmundo decidiram abrir uma empresa prestadora de serviços de alimentação. Para tal finalidade, cada um se comprometeu a integralizar o montante de R$ 250.000,00. Assim, Edmundo integralizou sua parte com veículos e imóveis no valor combinado. Porém, um mês depois, Maria só havia integralizado o montante de R$ 100.000,00, que foi o resultado da venda de um antigo imóvel que possuía.


Assinale a alternativa que indica o valor do Capital Social Subscrito.

De acordo com IUDICIBUS (2021), “o entendimento profundo da natureza do patrimônio líquido significa muito mais do que meramente defini-lo como ativo menos obrigações. Conquanto esta fórmula seja suficiente para muitas operações algébricas (ou para sua explicação) do patrimônio, sua validade está bastante limitada à teoria do proprietário. Vimos, por outro lado, que várias teorias explicativas do patrimônio líquido (ou de sua natureza) são disponíveis, cada uma com seus méritos e limitações e nenhuma podendo fornecer base completa de explicação. A teoria da entidade, todavia, é a prevalecente, em um grande número de aplicações.”


Se uma entidade cuja situação patrimonial líquida está em equilíbrio apresentar, em seus saldos patrimoniais do Passivo Circulante e Passivo Não Circulante, um total que representa 80% dos Ativos Totais, então, o percentual do Patrimônio Líquido em relação a estes ativos corresponde a: