Filtrar


Questões por página:
Uma empresa comercial aplicou no dia 31/12/20x5 o valor de $ 50.000,00 numa aplicação financeira pré-fixada a juros de 8% ao ano e previsão de resgate no dia 31/12/20x6. No fechamento do Balanço, é correto afirmar que a variação do ativo circulante em 31/12/20x5 foi de:
Nas demonstrações de uma entidade o contador verificou o registro de Aluguel Passivo a Vencer no valor de $ 5.000,00. Sobre este registro, é correto afirmar que trata-se de
Analise as afirmativas a seguir:

I. A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) compreende os movimentos financeiros realizados por uma entidade. Assim, a DRE ilustra o lucro ou o prejuízo de uma entidade, levando em conta todas as receitas e despesas que a entidade teve naquele exercício. Ela retrata, portanto, a riqueza gerada aos acionistas, demonstrando propriamente seu resultado financeiro final.

II. No balanço patrimonial, as aplicações que correspondem aos bens e aos recursos aplicados na entidade são denominadas Ativos. Por outro lado, as despesas e as obrigações da entidade com terceiros são chamadas de Passivos. O valor líquido da entidade, o seu capital próprio, é chamado de Patrimônio Líquido. A relação entre esses três conceitos é dada pela equação Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido.

Marque a alternativa CORRETA
Conforme a Norma Brasileira de Contabilidade - NBC, que trata da apresentação das demonstrações contábeis, estas são uma representação estruturada da posição patrimonial e financeira e do desempenho da entidade, que deve apresentar, com igualdade de importância, todas as demonstrações que façam parte do conjunto completo de demonstrações contábeis. São parte desse conjunto as seguintes demonstrações contábeis:
As fundações, dotadas de personalidade jurídica de direito privado, devem observar, em todas as suas operações e demonstrações contábeis, elaboradas e apresentadas, as normas, interpretações e comunicados técnicos do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). No que se refere a “Reconhecimento” a Interpretação Técnica Geral − ITG2002(R1) relaciona critérios que devem ser observados pelas Entidades sem fins lucrativos. Considerando os critérios elencados na citada interpretação técnica. Leia os itens abaixo e em seguida marque a opção que relaciona apenas os itens que apresentam critérios a serem observados pelas Fundações de direito privado.
I O valor do superávit ou déficit deve ser incorporado ao Patrimônio Social. O superávit, ou parte do que tenha restrição para aplicação, deve ser reconhecido em conta específica do Patrimônio Líquido. II Os registros contábeis devem ser segregados de forma que permitam a apuração das informações, para a prestação de contas exigida por entidades governamentais, aportadores, reguladores e usuários em geral. III A dotação inicial, disponibilizada pelo instituidor/fundador, em ativo monetário ou não monetário, no caso das fundações, é considerada doação patrimonial e reconhecida, em conta do patrimônio social. IV As demonstrações contábeis, que devem ser elaboradas pela entidade sem finalidade de lucros, são o Balanço Patrimonial, a Demonstração do Resultado do Período, a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, a Demonstração dos Fluxos de Caixa, a Demonstração do Valor Adicionado e as Notas Explicativas. V No Balanço Patrimonial, a denominação da conta Capital deve ser substituída por Patrimônio Social, integrante do grupo Patrimônio Líquido. No Balanço Patrimonial e nas Demonstrações do Resultado do Período, das Mutações do Patrimônio Líquido, do Valor Adicionado e dos Fluxos de Caixa, as palavras lucro ou prejuízo devem ser substituídas por superávit ou déficit do período.