Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

Leia o texto 'ALIMENTAÇÃO E RESTAURAÇÃO' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. No trecho “até que eventualmente ele deixa de ser produtivo”, a autora utiliza um pronome pessoal para fazer uma referência ao substantivo “solo”, anteriormente citado.

II. Uma ideia preponderante no texto é a de que existe uma tendência de aumento no consumo de alimentos nos próximos anos, a qual foi descoberta pela autora através de seus estudos sobre agricultura familiar e sustentabilidade.

III. A autora apresenta ao leitor alguns elementos antagônicos relacionados à produção de alimentos: se, por um lado, ela é necessária para prover a humanidade; por outro, a forma como ela tem sido praticada causa prejuízos enormes à natureza.


Marque a alternativa CORRETA:

mostrar texto associado

Leia o texto 'ALIMENTAÇÃO E RESTAURAÇÃO' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. Ao longo do texto, a autora utiliza informações, dados e argumentos que sustentam a ideia de que a produção de alimentos é uma área de atuação humana que causa um profundo impacto em nosso planeta e no meio ambiente.

II. A autora do texto defende a ideia de que produzir alimentos sem degradar o meio ambiente já é algo possível. Esse objetivo, na perspectiva dela, é alcançável devido à ampla e profunda utilização de recursos tecnológicos na agricultura e na pecuária que existe atualmente.

III. A autora procura deixar claro que a transformação na forma como produzimos alimentos é uma ação necessária para que possamos ter economias mais verdes e justas.


Marque a alternativa CORRETA:

mostrar texto associado
Leia o texto 'O ensino da probabilidade e da estatística' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. O texto traz ao leitor a ideia de que, em um mundo em rápida mudança, o conhecimento da probabilidade torna-se útil para que decisões possam ser tomadas de forma mais rápida e para que previsões possam ser feitas.

II. O texto afirma que, em todo mundo, as propostas curriculares de matemática enfatizam uma abordagem que permita às pessoas realizar sondagens, analisar índices, escolher amostras e tomar decisões em várias situações do cotidiano.

III. Uma das ideias presentes no texto é a de que a capacidade de comparar e interpretar dados para tirar conclusões pode tornar os cidadãos mais interessados e atuantes na nossa sociedade.
Marque a alternativa CORRETA:
mostrar texto associado
Leia o texto 'O ensino da probabilidade e da estatística' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. As situações de pesquisa e orientação de professores no que se refere ao ensino da estatística e da probabilidade na Educação Básica contribuem para o desenvolvimento da capacidade de crítica e a autonomia dos alunos, de acordo com o texto.

II. A proposta central do texto é a de que o ensino da probabilidade e da estatística é tão importante no currículo da Educação Básica que se sobrepõe ao estudo da geometria, da álgebra e até mesmo da aritmética.

III. A autora do texto defende a ideia de que a capacidade de analisar e de relacionar criticamente os dados apresentados, fazer questionamentos e, até mesmo, ponderar sua veracidade, são habilidades relevantes que podem ser desenvolvidas com o correto ensino e aprendizagem da probabilidade e da estatística.

Marque a alternativa CORRETA:
mostrar texto associado
Leia o texto 'Ensino da Matemática' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. O texto em análise afirma que a aprendizagem de definições, de regras e de repetição tem estado presente nos modelos usuais de ensino de matemática nas escolas e que essa abordagem é distante das diferentes correntes filosóficas da Matemática.

II. Uma ideia central no texto é a de que a Matemática é importante para fazer cálculos e desenvolver o raciocínio abstrato sem, no entanto, possuir relação com questões do dia a dia, como nos cálculos de áreas ou no mercado financeiro, por exemplo.

Marque a alternativa CORRETA: