Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Leia o texto 'Matemática Financeira no Ensino Fundamental' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. A experiência vivenciada pela autora do texto reforçou e ampliou a sua motivação pelo estudo da matemática.

II. A autora do texto remete a uma experiência positiva em sua infância, quando pôde realizar uma grande quantidade de exercícios de matemática que tinham uma aplicação real nos problemas do seu dia a dia.

III. No texto em análise, a autora propõe que a exploração do lúdico, as histórias em quadrinhos, as simulações de compras e vendas e as teatralizações são recursos úteis ao ensino da Matemática Financeira na Educação Básica.

Marque a alternativa CORRETA:
mostrar texto associado
Leia o texto 'Névoas da ignorância' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. A autora argumenta que as notícias falsas e os argumentos irracionais na Internet são uma consequência natural e previsível da forma rude com que se tem ensinado política nas casas legislativas.

II. No texto, a autora procura deixar claro que a forma irracional com que as pessoas têm conduzido o debate político no núcleo familiar é a principal evidência de que o sistema educacional possui falhas estruturais.

III. Uma ideia central do texto é a de que as gerações atuais já podem vislumbrar um futuro favorável, pois a maioria dos governos tem adotado medidas que certamente vão resolver os problemas criados por grupos despreocupados com o progresso efetivo da humanidade.

Marque a alternativa CORRETA:
mostrar texto associado
Leia o texto 'Névoas da ignorância' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. A autora expõe no texto o seu posicionamento sobre um determinado tema de interesse público ao afirmar que as decisões importantes da sociedade são predominantemente tomadas mediante uma profunda análise dos fatos e da opinião de especialistas.

II. Uma das estratégias utilizadas pela autora para defender seu ponto de vista é apresentar um conjunto de questões relevantes para a vida, o futuro e o cotidiano dos cidadãos e, em seguida, defender que essas questões devem ser decididas com vistas ao bem comum.

III. As próximas gerações podem ser verdadeiramente prejudicadas se a busca pelo bem comum não for uma premissa adotada pelas pessoas que tomam grandes decisões, afirma a autora do texto.

Marque a alternativa CORRETA:
mostrar texto associado
Leia o texto 'Névoas da ignorância' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. Uma das ideias presentes no texto é a de que a atuação harmoniosa entre os poderes públicos promovida pela atual reforma administrativa é um elemento que certamente irá melhorar a vida dos brasileiros no curto prazo.

II. Uma das ideias presentes no texto é a de que, ao compartilhar fatos, buscamos objetividade. Atualmente, no entanto, esse requisito não tem sido completamente atendido nos meios de comunicação nos quais as notícias são divulgadas, afirma a autora.

III. Ao término do texto, a autora propõe uma reflexão sobre se a humanidade realmente deseja ser ajudada para se movimentar e agir beneficamente em prol de todos.

Marque a alternativa CORRETA:
mostrar texto associado
Leia o texto 'Névoas da ignorância' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. A indisposição quanto à busca por acordos com quem tem pensamentos diferentes é um fator apresentado pela autora do texto como sendo um fator impeditivo para a realização de algumas iniciativas que poderiam melhorar a vida das pessoas.

II. O texto traz um alerta ao leitor sobre o risco que as “fake News” causam ao criar uma confusão sobre a população que busca entender objetivamente a verdade dos fatos.

III. Na parte final do texto, a autora reforça a ideia de que “as densas névoas da ignorância” estão presente em nossa sociedade há séculos e, portanto, representam um axioma político equivocado e distante do senso comum.

Marque a alternativa CORRETA: