Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

Considere as seguintes afirmações:


I. Embora o governo americano, em virtude de considerações políticas circunstanciais, não desejasse a realização da Marcha de Washington, era sensível às demandas do movimento pelos direitos civis.

II. Não só havia um sistema formal de discriminação racial estabelecido nos estados do Sul, como esse sistema havia sido reconhecido pela Suprema Corte norteamericana.

III. O discurso de Martin Luther King, na Marcha de Washington, teve grande impacto nacional porque ele havia convencido as lideranças e as bases do movimento dos direitos civis de que sua causa não podia mais esperar.


Quais são afirmações autorizadas pela interpretação do texto?

mostrar texto associado

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando a cada parágrafo do texto o elemento temático que ele descreve:


Coluna 1

1. Primeiro parágrafo.

2. Segundo parágrafo.

3. Terceiro parágrafo.


Coluna 2

( ) Clímax das manifestações antirracistas.

( ) Razões da apreensão do governo americano.

( ) Crescimento das manifestações antirracistas.


A alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo, é:

mostrar texto associado
Assinale a alternativa cuja afirmação está de acordo com o texto.
mostrar texto associado

Considere as relações abaixo entre expressão do texto e aquilo a que refere:


I. O movimento (I.05) - a Marcha de Washington.

II. (d)o partido (I.07) - o Partido Democrata.

III. (d)a medida (l.19) - a segregação racista nas escolas.


Quais as relações corretas?

mostrar texto associado
Em vários trechos do texto, Graciliano recorre a elementos como o gracejo, o trocadilho, a ironia, para reforçar o caráter cômico da história. Assinale a alternativa em que NÃO há um elemento de comicidade.