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As expressões destacadas sinalizam, de forma explícita, o ponto de vista do articulista em relação àquilo que ele diz, EXCETO em:
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Sobre a construção da argumentação no artigo de opinião, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O artigo se estrutura com a apresentação de quatro perguntas que, à medida que vão sendo respondidas, constituem-se como argumentos para defesa do posicionamento do articulista.
( ) As perguntas pelo articulista se relacionam aos diferentes aspectos sobre segurança pública elencados no primeiro parágrafo do texto.
( ) A primeira pergunta diz respeito ao dever do Estado em oferecer segurança pública; a segunda, diz respeito ao direito dos brasileiros à segurança pública; a terceira, diz respeito à responsabilidade dos brasileiros em relação à segurança pública; a quarta, diz respeito à preservação da ordem pública.
( ) O uso da primeira pessoa do plural, ao longo do artigo, é uma estratégia que visa incluir o leitor na discussão, buscando, em certa medida, culpabilizá-lo pelos problemas de segurança pública enfrentados pela sociedade brasileira.
( ) O fato de o articulista ser um desembargador aposentado e doutor em direito confere a ele uma posição de autoridade para discutir o direito à segurança pública pelos brasileiros, conferindo-se veracidade e confiabilidade às informações apresentadas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
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As modificações viárias foram propostas para reduzir os engarrafamentos nas cidades, especialmente nos eixos de circulação, apresentando soluções de transportes de massa, confortáveis, seguros e incentivo aos deslocamentos ativos (ciclismo e caminhada) como alternativa ao modal automotivo. Para isso, foi estabelecida uma rede de transporte público estruturante, consolidando as principais rotas do Distrito Federal, com a implementação de corredores segregados de ônibus (BRTs), ampliação da linha do metrô, expansão da malha cicloviária, construção/melhoria das calçadas e construção de um Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), ligando aeroporto de Brasília, W3 sul e norte e Eixo Monumental, conectado com os setores Sudoeste/Octogonal e com o Setor de Indústria e Abastecimento (SIA).
Disponível em:<https://www.codeplan.df.gov.br/wp-content/uploads> . Acesso em: 7 fev.2023, com adaptações.
De acordo com o texto, uma rede de transporte público estruturante foi estabelecida para
Panorama da comunicação oficial
No caso da redação oficial, quem comunica é sempre o serviço público (este/esta ou aquele/aquela Ministério, Secretaria, Departamento, Divisão, Serviço, Seção); o que se comunica é sempre algum assunto relativo às atribuições do órgão que comunica; e o destinatário dessa comunicação é o público, uma instituição privada ou outro órgão ou entidade pública, do Poder Executivo ou dos outros Poderes.
Disponível em:<http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/> . Acesso em: 30 dez.2022, com adaptações.
Com base nas circunstâncias em que se dá a comunicação oficial e nas normas estabelecidas pelo Manual de Redação da Presidência da República, assinale a alternativa correta.
Alunos da rede pública aprendem sobre ocupação do solo e descarte de lixo
Programa DF Legal nas Escolas promove a cidadania entre estudantes e também orienta sobre edificações ilegais, entre outros assuntos
Com cerca de 5 mil alunos já atendidos na rede pública, o programa DF Legal nas Escolas será retomado em 2023 para promover cidadania e noções de como preservar a ordem urbanística do Distrito Federal. Depois de atender alunos dos 6 º e 7 º anos do ensino fundamental com palestras e dinâmicas em grupo, agora a iniciativa será expandida para orientar estudantes dos 8º e 9º anos e também do ensino médio. As aulas são ministradas por auditores e inspetores da Secretaria DF Legal, que orientam sobre temas como descarte de resíduos, ocupação irregular do solo e edificações irregulares. Uma portaria assinada no final de novembro de 2022 permitiu a retomada do programa, após um longo período de pandemia.
SECUNHO, Rafael. Disponível em:<https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2022/12/20> . Acesso em: 29 dez.2022, com adaptações.
Com base nas informações do texto e nas relações entre elas, assinale a alternativa correta.