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Diana Barros afirma que “ao enunciador é oferecida a possibilidade linguística de jogar com conteúdos implícitos, para fazer passar os valores e deles convencer o enunciatário” (1988, p.99). Assim, em um texto argumentativo, o enunciador para implicitar conteúdos vale‐se dos seguintes expedientes argumentativos: o pressuposto e o subentendido. O ato de pressupor um conteúdo consiste em situá‐lo como já conhecido do enunciatário e em apresentá‐lo como fundo comum, no interior do qual o discurso deve prosseguir.

Sobre o expediente do pressuposto, analise os enunciados I e II a seguir.


I. Os soldados do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina continuam as buscas.

II. O discurso do tenente‐coronel ainda não foi aceito por todos os pares.

Assinale a alternativa correta.

Questão Anulada
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Sobre a propaganda anterior, analise as afirmativas.

 

I. É um enunciado híbrido, pois, utiliza?se da linguagem verbal e não verbal.

 

II. Apresenta linguagem coloquial e expressões neológicas, típicas do português contemporâneo.

 

III. Os conectivos “mas” e “mesmo” possuem o mesmo valor semântico nas estruturas frasais em que foram empregados.

 

IV. O uso dos verbos “conhecer” e “ter” na terceira pessoa do plural, nos remete a ideia de inclusão do enunciador ao discurso.

 

Estão corretas apenas as afirmativas

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No texto, a cronista adota todos os procedimentos a seguir, mas recusa-se a:
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Em defesa do ponto de vista que sustenta no texto, a cronista se vale de todas as estratégias a seguir, COM EXCEÇÃO DE:
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A autora defende no texto a tese de que a redução dos casos de “bullying” nas escolas está diretamente relacionada a uma educação que privilegie a: