Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

Na imagem da Campanha apresentada, pode-se explorar, como prática de ensino do estudo de língua portuguesa,


I. uma abordagem reflexiva sobre as diferentes linguagens presentes no cotidiano e sua importância para organização da vida em sociedade.

II. a linguagem como uma atividade de interação, em que os indivíduos constroem sentidos e agem uns sobre os outros.

III. a intertextualidade de forma e conteúdo com o propósito de persuadir o interlocutor e convencê-lo a estabelecer novos comportamentos sociais.


Completa(m) corretamente o enunciado apenas:

mostrar texto associado
Considerando-se as funções discursivo-textuais dos determinantes, pode-se afirmar que o determinante empregado em “... e a gente merece respeito”:
mostrar texto associado
Acerca da construção dos versos “cuspir ainda não pode, / a noite ainda é fria, / o dia ainda não veio, / o riso ainda não veio, / não veio ainda a utopia, ” pode-se afirmar que a repetição do vocábulo “ainda” representa
mostrar texto associado
No texto, é proposta ao candidato questão que exige que se estabeleça distinção morfológica relacionada à palavra “for”. Dentre as ocorrências de tal vocábulo a seguir, assinale o que se DIFERENCIA dos demais em relação ao sentido produzido.
mostrar texto associado

Tudo escrito ruibarbosianamente quando possível, com citações decoradas, preferivelmente (…)” (2º§). Analise as assertivas a seguir.


I. Para que haja plena compreensão do trecho destacado, apenas o conhecimento do código linguístico não é suficiente para que o sentido do texto seja devidamente construído pelo sujeito leitor.

II. Aspectos materiais e linguísticos como a constituição dos parágrafos muito longos e o uso de estruturas sintáticas complexas podem comprometer a compreensão do texto.

III. O neologismo ruibarbosianamente demonstra a formação de um adjetivo a partir de um nome próprio que representa a variedade de prestígio a que se refere o trecho destacado.


Está(ão) corretamente relacionada(s) ao trecho destacado apenas: