Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

Leia os enunciados a seguir.

I O título do texto reúne, de certa forma, a tese e a antítese, ou seja, as ideias que autor defende e refuta ao longo do texto.

II No segundo parágrafo, o autor apresenta, como estratégia de persuasão do leitor, uma avaliação inteiramente pessoal e subjetiva.

III Para o autor, em um mundo marcado por graves desigualdades estruturais, a única possibilidade de se estabelecer o respeito mútuo reside na defesa liberal-igualitária da tolerância.

IV Ao afirmar que “’Quem tolera’ acaba visto, ainda, como generoso e benevolente, por dar uma ‘permissão’ como se fosse um favor ou um ato de bondade extrema” (l.9 a 11), o autor dá a entender que, para ele, a tolerância não é uma virtude.

As afirmações que contêm interpretações permitidas pelo texto são

mostrar texto associado
O autor do texto, Renan Quinalha, posiciona-se abertamente contra
mostrar texto associado
No final do texto, o autor deixa claro o objetivo de seu blog. Entre seus propósitos, não consta o de
mostrar texto associado
Julgue os itens abaixo com base nas ideias desenvolvidas no texto. I O tom com que o jornalista expõe o episódio de que foi vítima é de indignação. II O principal propósito de Lucio Flávio Pinto é denunciar a fragilidade do sistema de segurança pública nos grandes centros urbanos. III No cerne da crítica feita pelo jornalista, está a agressividade gratuita que tem caracterizado o comportamento das pessoas nas grandes cidades. IV Ao aludir à sabedoria popular por meio do ditado “quem sai na chuva se molha” (l.30 e 31), o autor admite não se surpreender com os problemas decorrentes de sua atuação como jornalista. São corretas as afirmações que constam dos itens
mostrar texto associado
Da leitura do texto “Cardápio de medos”, depreende-se que o autor, Cristovam Buarque, pretende