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O primo Basílio


Eça de Queiroz

[...]

Entraram para o escritório.

Era uma saleta pequena, com uma estante alta e envidraçada, tendo em cima a estatueta de gesso, empoeirada e velha, de uma bacante em delírio. A mesa, com um antigo tinteiro de prata que fora de seu avô, estava ao pé da janela; uma coleção empilhada de Diários do Governo branquejava a um canto; por cima da cadeira de marroquim-escuro pendia, num caixilho preto, uma larga fotografia de Jorge; e sobre o quadro duas espadas encruzadas reluziam. Uma porta, no fundo, coberta com um reposteiro de baeta escarlate, abria para o patamar.


Disponível em: <https://www.dominiopublico.gov.br/dowload/texto/ph000227.pdf>. Acesso em: 20 fev.2017.


O fragmento está inserido em uma estrutura narrativa comprovada por aspectos linguísticos marcados pela presença de

Canção


Olavo Bilac

Dá-me as pétalas de rosa

Dessa boca pequenina:

Vem com teu riso, formosa!

Vem com teu beijo, divina!

Transforma num paraíso

O inferno do meu desejo...

Formosa, vem com teu riso!

Divina, vem com teu beijo!

Oh! Tu, que tornas radiosa

Minh’alma, que a dor domina,

Só com teu riso, formosa,

Só com teu beijo, divina!

Tenho frio, e não diviso

Luz na treva em que me vejo:

Dá-me o clarão do teu riso!

Dá-me o fogo do teu beijo!


Disponível em: <https://pt.wikisource.org/wiki/> . Acesso em: 23 jul.2016.


Dadas as afirmativas, considerando a constituição do gênero poético,


I. No poema, observa-se a presença da interação, uma vez que há evocação do interlocutor.

II. Para expressar a dependência do eu-lírico em relação à mulher amada, o poeta utiliza um recurso linguístico que é a alternância das formas verbais nos modos imperativo e indicativo.

III. Há, no poema, um recurso linguístico usado pelo poeta: a recuperação da voz feminina através da citação direta e explícita.


verifica-se que está(ão) correta(s)

Não limite a cultura

Entre os erros mais comuns dos executivos está o de querer imitar uma cultura, seja uma que está na moda ou a proferida por organizações de sucesso. Nunca se falou tanto, por exemplo, em ‘cultura de inovação’, ‘orientada ao cliente’ ou ‘de resultado’, mas essas fórmulas nem sempre funcionam em todo cenário. “Não se pode esperar que os profissionais operando a caldeira de uma siderúrgica queiram inovar ou possam errar enquanto trabalham em um contexto de risco”, diz Cláudio Garcia, vice-presidente de estratégia e desenvolvimento organizacional da consultoria Lee Hecht Harrison.


REVISTA VOCÊ RH. out./nov.2015. Ed.40. p.26.


Dadas as afirmativas quanto à linguagem e considerando o período destacado no texto,


I. O autor oculta os agentes da ação, usando a impessoalidade.


II. O autor adota certo distanciamento da objetividade discursiva, pelo emprego da linguagem pessoal.


III. O autor usa a linguagem conotativa, representada pela primeira pessoa do discurso.


IV. O autor explicita a objetividade por meio da estratégia da indeterminação do sujeito.


verifica-se que estão corretas apenas

Brasis

Seu Jorge

[...]

É negro, é branco, é nissei

é verde, é índio peladão

é mameluco, é cafuzo, é confusão

[...]

Oh Pindorama quero seu Porto Seguro

suas palmeiras, suas peras, seu café

suas riquezas, praias, cachoeiras

quero ver o seu povo de cabeça em pé


Disponível em: <https://www.vagalume.com.br/seu-jorge/brasis.html> . Acesso em: 23 jul.2016.


A partir da leitura do fragmento textual, é correto afirmar que ele

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Dadas as afirmativas, considerando a constituição do gênero poético, I. No poema, observa-se a presença da interação, uma vez que há evocação do interlocutor. II. Para expressar a dependência do eu-lírico em relação à mulher amada, o poeta utiliza um recurso linguístico que é a alternância das formas verbais nos modos imperativo e indicativo. III. Há, no poema, um recurso linguístico usado pelo poeta: a recuperação da voz feminina através da citação direta e explícita. verifica-se que está(ão) correta(s)