Filtrar


Questões por página:

"Não é de bom-tom esfregar os dentes com o guardanapo, menos ainda com o dedo, pois são atos desagradáveis. Também não fica bem enxaguar a boca e cuspir o vinho em público. Nem é um bom costume levantar-se da mesa com o palito na boca, como um pássaro que procura seu ninho, ou por trás da orelha como um barbeiro". (G. Della Casa)


Nesse texto o argumentador

Assinale a alternativa em que se apresenta uma inferência do tipo indutivo, ou seja, que parte do particular para o geral.
Assinale a alternativa em que a ordem dos elementos corresponde à premissa seguida de uma conclusão, ao contrário das demais.

"Durante o verão, uma formiga, andando pelo campo, apanhava trigo e cevada e os reservava para alimentar-se no inverno. Um escaravelho admirou-se de vê-la trabalhando tanto e repreendeu-a por não divertir-se como os outros animais. Quando veio o inverno, porém, o escaravelho aproximou-se dela para pedir-lhe comida e foi então o momento de a formiga repreendê-lo por não ter sido previdente".


A moral dessa fábula poderia ser expressa do seguinte modo:

Leia com atenção a pequena fábula a seguir:


"Um pastor que conduzia seu rebanho pela beira do mar notou a calmaria das águas e resolveu navegar para fazer comércio. Após vender parte dos seus cordeiros, comprou tâmaras e partiu de volta para casa. Uma forte tempestade o apanhou no caminho de volta e, temeroso de que o barco afundasse, jogou fora a carga no mar e conseguiu salvar-se".


Assinale a alternativa em que a parte da estrutura narrativa está, em relação ao texto lido, identificada de forma equivocada.