Questões de Concurso
Filtrar
8.128 Questões de concurso encontradas
Página 1456 de 1.626
Questões por página:
Solar, feliz. É assim que Gustavo Black Alien, ex Planet Hemp, descreve seu segundo trabalho, Babylon by gus – Vol. II – No princípio era o verbo, que chega ao mercado mais de uma década após seu primeiro disco solo. Depois de anos de luta contra a dependência de álcool, o rapper, há um ano sem beber, diz que compor sóbrio lhe fez bem. “Demoro mais, porém, estou mais rigoroso, reflito melhor”, diz Alien, que, na faixa “Terra”, o primeiro single do álbum, fala sobre sua busca pela espiritualidade. Há versos mais duros, como em “Rolo compressor”, que abordam a opressão. “O papel do artista é também o de informar o povo, dar educação que o governo não oferece”, diz.
Revista GOL, set.2015, p.72.
Como se pode conferir, o texto apresenta uma série de variáveis significativas e expressivas, ou seja, aponta para diferentes linhas temáticas que servem para apresentar um trabalho artístico. Esse fenômeno está presente no texto da seguinte forma:
A máxima é cada vez mais válida: o futuro está nas mãos dos jovens. Nos dias 6 e 7 de abril será realizada em Boston a Brazil Conference 2018, evento que reúne anualmente estudantes brasileiros e grandes personalidades para pensarem soluções inovadoras para o futuro do País. O programa surgiu como uma parceria das universidades americanas Harvard e MIT, e hoje ajuda a fomentar o debate entre futuros líderes. Dentre milhares de inscrições, cinco estudantes de graduação foram escolhidos para representar cada região do Brasil como embaixadores. Junto a eles, convidados participam de painéis temáticos, palestras e atividades interativas como a HackBrasil, que premia projetos com respostas concretas para problemas brasileiros. Em 2016, por exemplo, foi premiado um plano para diminuir a mortalidade infantil com uma mamadeira-termômetro. Desta vez, serão abordadas soluções para questões como transporte público, agricultura e habitação.
VILANOVA, Beatriz. Por um Mundo Melhor. Revista Azul Magazine, abr.2018, p.90.
Assinale a alternativa em que se encontra o objetivo principal do texto.
[...] O mundo da excelência e da competição tem que resgatar seu amor ao diferente, ao exótico, ao feito à mão, ao individualizado, ao não-perfeito, à surpresa, ao descontrole e ao imprevisível. Como poderemos tolerar os outros e amá-los, se não toleramos em nós o que é “outro”, o que está fora de padrão e de expectativas? Não há identidade sem o outro; não há bom sem o ruim; não há bem sem o mal. Essa é a maneira como o ser humano enxerga a tensão da vida. Qualquer tentativa de engenharia que vise extirpar o “outro-ruim” corre o risco de inventar um “bom” monstruoso, que seja desagradável, horrendo e destrutivo. Com certeza o verbo dessa nova frase fundadora do futuro não seria mais o mesmo. Afinal amar é o sentimento capaz de apreciar o diferente. Só poderemos integrar nosso “ruim” a nós se pudermos processá-lo por meio do sentimento de amor. Num mundo só bom não há espaço para o humano. Entender isso é o grande desafio de nossa civilização. Mas sem dúvida implica coisas muito difíceis, tais como amar ou acolher nosso “ruim”. Em nossa fraqueza está nossa grandeza. É isso que chamamos de consciência humana – uma “terceira via” entre a ingenuidade animal e a ignorância da dominação.
Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz0211199909.htm>. Acesso em: 11 abr.2018.
Dadas as assertivas, considerando as ideias do texto,
I. A temática do texto é a interdependência entre o bom e o ruim. O autor tenta evidenciar que o bom e o ruim são duas faces de um mesmo fenômeno cultural. II. Percebe-se, no texto, uma abordagem mais objetiva, já que o enunciador tenta camuflar sua opinião por meio de recursos linguísticos como a neutralização de expressões pessoais. III. Para propor o desenvolvimento da capacidade de apreciar o diferente, o autor utiliza o argumento de que apenas o amor é capaz de permitir que aceitemos e até apreciemos o outro.
verifica-se que está(ão) correta(s) apenas

Ao analisar o quadrinho, percebe-se que a ambiguidade foi desencadeada pelo(a)
Disponível em: <https://www.letra.mus.br/chico-buarque/45115/>. Acesso em: 11 abr.2018.
Dadas as proposições sobre os versos de Chico Buarque,
I. O substantivo pagantes em “E se os pagantes exigirem bis” é coerente com a profissão da personagem, já que se trata de uma atriz. II. Uma figura de linguagem presente nesses versos e ligada, principalmente, ao ritmo é a anáfora. III. A expressão anafórica E se... encontra-se acompanhada de diferentes sujeitos que desempenham ações com significados diversos; entretanto, a impressão geral do contexto pode ser a de condição.
verifica-se que está(ão) correta(s)