Filtrar


Questões por página:

Leia o texto a seguir.


Não há dúvida que as línguas se aumentam e alteram com o tempo e as necessidades dos usos e costumes. Querer que a nossa pare no século de quinhentos é um erro igual ao de afirmar que a sua transplantação para a América não lhe inseriu riquezas novas. A este respeito a influência do povo é decisiva. Há, portanto, certos modos de dizer, locuções novas, que de força entram no domínio do estilo e ganham direito de cidade.

MACHADO DE ASSIS. Apud Luft, Celso Pedro. Vestibular do português.1996.

A partir do texto, o autor argumenta que

Visualizar Questão Comentada
mostrar texto associado
Percebe-se que essa recente modalidade de se transformar em influencer, conforme as ideias do texto, em determinados momentos é uma forma perturbadora de viver, porque constitui um(a)
Visualizar Questão Comentada
mostrar texto associado
A autora do texto, por meio de sua visão acerca da temática, permite o leitor concluir que
Visualizar Questão Comentada
mostrar texto associado
O texto trata de uma temática bastante atual. Conforme a leitura global do texto, infere-se que
Visualizar Questão Comentada
Qual é a função das aspas duplas empregadas em toda a extensão do texto abaixo?

Joey Farrell teve insuficiência cardíaca aos 30 anos, e acredita que o uso de esteroides vai reduzir sua vida em 20 anos — mas ele continua usando a substância para ganho de massa muscular "pelo bem de sua carreira". O fisiculturista profissional conhece os riscos para a saúde e os efeitos nocivos a longo prazo e, embora admita que pareça "contraditório", aconselha outras pessoas a não seguirem seu exemplo.
[...]
Joey tomou esteroides pela primeira vez aos 20 anos, depois de entrar no fisiculturismo, e começou a injetá-los um ano depois. Mas, em janeiro do ano passado, ele disse que os médicos ficaram "estupefatos" ao descobrir que ele tinha insuficiência cardíaca, após alguns exames de sangue, já que muitos profissionais de saúde não são especialistas no uso de esteroides. "Os resultados foram muito, muito ruins", explica Joey. "Meus níveis de troponina, que é um marcador de ataque cardíaco, estavam extremamente altos." Após um exame cardíaco de imagem, os médicos o diagnosticaram com miocardiopatia dilatada induzida por esteroides — uma condição que faz com que o coração aumente de tamanho e enfraqueça, dificultando o bombeamento de sangue. "Meu coração estava fraco", ele acrescentou. [...]

BELLI, Emilia. O risco dos esteroides para aumento da massa muscular: 'Tive insuficiência cardíaca aos 30 anos'. BBC Brasil,20 de fevereiro de 2025. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c5y2d9d30p3o. Acesso em: 22 fev.2025. Fragmento.
Visualizar Questão Comentada