Questões de Concurso
Filtrar
7.953 Questões de concurso encontradas
Página 28 de 1.591
Questões por página:
I- O texto valoriza a riqueza interior das personagens destacando os aspectos do sentimento de solidão e a descoberta do outro. II- O texto acaba promovendo uma reflexão sobre a emoção do amor entre um animal e uma menina. III- O texto não é ficcional e, logo, tem a finalidade de denunciar problemas sociais. IV- O texto foi escrito no século XXI, de modo que a sua preocupação estética é com a forma literária do gênero.
É CORRETO o que se afirma em:
Leia atentamente o texto a seguir para responder à questão.
A perigosa aventura de escrever
Clarice Lispector
“Minhas intuições se tornam mais claras ao esforço de transpô-las em palavras”. Isso eu escrevi uma vez. Mas está errado, pois que, ao escrever, grudada e colada, está a intuição. É perigoso porque nunca se sabe o que virá – se se for sincero. Pode vir o aviso de uma destruição, de uma autodestruição por meio de palavras. Podem vir lembranças que jamais se queria vê-las à tona. O clima pode se tornar apocalíptico. O coração tem que estar puro para que a intuição venha. E quando, meu Deus, pode-se dizer que o coração está puro? Porque é difícil apurar a pureza: às vezes no amor ilícito está toda a pureza do corpo e alma, não abençoado por um padre, mas abençoado pelo próprio amor. E tudo isso pode-se chegar a ver – e ter visto é irrevogável. Não se brinca com a intuição, não se brinca com o escrever: a caça pode ferir mortalmente o caçador.
Fonte: LISPECTOR, Clarice. A perigosa aventura de escrever. In: A descoberta do mundo. São Paulo, Rocco,2020, p.183.
Analise o texto e marque a alternativa CORRETA.
O texto a seguir contempla a próxima questão. Leia-o com atenção.
Fonte: Disponível em: www. thistymag.com. Acesso em: 13 maio 2024.
Sobre o texto, assinale a alternativa CORRETA.
Sobre o texto, analise as afirmações a seguir em sua integralidade.
I- A abordagem no texto visual provoca humor pelo trecho da notícia que trata sobre o baixo índice de leitura e quem leu não conseguiu construir os sentidos.
II- O segundo personagem fica ainda mais decepcionado quando percebe que a leitura vai além de decifrar o código, mas entender também é leitura.
III- O fato de o segundo personagem não entender o texto não compromete a sua leitura.
IV- O uso do negrito e fonte maior não provoca nenhuma mudança no efeito de sentido.
V- Para compreender o texto, o leitor precisa não somente decifrar o código, mas estabelecer relações de sentido.
É CORRETO o que se afirma em:
I- A temática deste quadrinho se relaciona às transformações e mudanças linguísticas. II- Calvin chama a atenção para a capacidade, independentemente dos termos utilizados, de nos comunicarmos. III- A ausência do balão e do contorno no segundo quadrinho da narrativa colabora com o significado de expansão da língua. IV- Na fala do pai de Calvin, há o uso de expressões inventadas, neologismos. V- No último quadrinho, há uma ironia a respeito das normas sobre a criação de novas palavras e o funcionamento da comunicação.
É CORRETO o que se afirma em: